Giro de Noticias

Como economizar energia neste inverno

Com a chegada do inverno, a preocupação com o conforto térmico cresce dentro de casa, levando a um maior consumo de energia.

Mas economizar energia não é apenas uma questão de reduzir custos, inclui também adotar práticas sustentáveis que beneficiam o meio ambiente.

Práticas de eficiência energética ajudam a manter as contas de luz sob controle e reduzem a pressão sobre os recursos naturais.

Além disso, pequenas mudanças nos hábitos diários podem fazer uma grande diferença no consumo total de energia no final do mês. Por isso, apresentamos dicas práticas para você economizar energia neste inverno, então garanta de forma econômica seu conforto e eficiência.

Aproveite mais a luz natural

Uma forma simples e eficaz de economizar energia é aumentar o uso da luz natural durante o dia. Então, abra as cortinas e persianas para permitir essa entrada de luz solar nos cômodos.

Posicione os móveis de forma estratégica para aproveitar ao máximo a luz natural, e se possível, use cores claras nas paredes e nos móveis, pois elas refletem melhor a luz, iluminando mais o ambiente.

O interessante é que a luz solar, além de economizar na iluminação artificial, também ajuda a aquecer os ambientes, reduzindo a necessidade de uso de um aquecedor.

Use roupas adequadas

Outra forma efetiva é usar roupas quentes e apropriadas dentro de casa, o que normalmente ajuda a reduzir significativamente o uso de aparelhos.

Então, opte por materiais que retêm calor, como lã, fleece e algodão térmico. Se vestir em camadas também é uma ótima estratégia, pois cria bolsões de ar entre as roupas que ajudam a manter o corpo aquecido.

Assim, poderá manter a sensação de temperatura do ambiente um pouco mais baixa e ainda se sentir confortável.

Isolamento térmico

Um bom isolamento térmico em portas e janelas também é crucial para evitar a perda de calor.

Tente então vedar frestas com fitas isolantes e utilizar cortinas mais grossas pois ajuda a manter o calor dentro de casa.

Outra dica nesse sentido é usar tapetes e carpetes, que além de decorativos, ajudam a manter o ambiente mais aquecido. O isolamento térmico eficiente reduz a necessidade de usar aquecedores por longos períodos.

Regule o termostato

Uma ação muito eficiente para quem pode, é regular o termostato de forma eficiente, mantendo a temperatura em níveis confortáveis, mas que não consumam muita energia.

Desse modo, programar o termostato vai reduzir o aquecimento quando não houver ninguém em casa, fazendo também grande diferença.

Outros pequenos ajustes, como diminuir a temperatura em um ou dois graus, podem resultar em economias significativas na conta de luz.

Manutenção de equipamentos

Manter os equipamentos de aquecimento e eletrodomésticos em bom estado de funcionamento garante eficiência energética.

Ações como limpar regularmente os filtros dos aquecedores e ar-condicionados podem evitar que a sujeira acumule, o que reduziria a eficiência dos aparelhos. 

Tenha em mente que equipamentos bem cuidados funcionam melhor e consomem menos energia, algo perceptível no final do mês.

Utilize aquecedores com moderação

De modo geral, o uso de aquecedores deve ser moderado para evitar o consumo excessivo de energia, sabemos que não é simples, mas busque aquecer apenas os ambientes que estão sendo utilizados, assim já será uma boa prática.

Considere ainda a possibilidade de usar aquecedores portáteis, que podem ser deslocados para os cômodos onde há mais necessidade, evitando aquecer espaços desocupados. 

Além disso, utilize temporizadores para programar o tempo de funcionamento dos aquecedores.

Desligue aparelhos em standby

Algo que já é hábito de muitos é desligar completamente os aparelhos que não estão em uso, em vez de deixá-los em modo standby, algo fundamental para evitar o consumo de energia desnecessário.

Então desligue os dispositivos da tomada para garantir que não haja desperdício, adotando práticas de economia de energia durante o inverno, certamente verá que sua conta não trará sustos.

Entre os aparelhos que você pode fazer isso, os principais são:

  • Televisores
  • Computadores
  • Consoles de videogame
  • Micro-ondas
  • Cafeteiras
  • Carregadores de celular
  • Aparelhos de som
  • Decodificadores de TV a cabo
  • Impressoras
  • Modens e roteadores
  • Torradeiras
  • Ventiladores
  • Aparelhos de Blu-ray/DVD
  • Aquecedores elétricos
  • Consoles de streaming (como Apple TV ou Chromecast)

Com tudo isso, pense que é importante e possível praticar ações que visam os custos domésticos, ajudando até mesmo o meio ambiente. Com essas pequenas mudanças nos hábitos diários, com certeza verá grandes economias em sua conta de luz.