Como controlar suas finanças em tempo de crise?

Tempos de crise podem aparecer de uma hora para outra. Sequer é preciso o país estar com grandes problemas para que isso venha afetar nossa vida profissional ou, pior, pessoal também.

Durante a pandemia do coronavírus que estamos vivendo, muitas pessoas precisaram se reinventar para continuar pagando suas contas e mantê-las sempre em dia. Algumas delas, por exemplo, decidiram investir seus esforços para criar o seu próprio negócio e garantir sua renda.

No texto de hoje, você aprende como controlar suas finanças, conhece dicas práticas de como se organizar e muito mais. Aproveite e boa leitura!

O tempo de crise não dura para sempre

Antes de apresentarmos algumas dicas para lhe ajudar durante esse período, é preciso perceber algo que muitos demoram a notar. Por mais que o problema persista ele não é permanente e pode ser resolvido.

Mesmo que você não se encontre nesta condição ou que seu problema seja outro, sendo apenas um incômodo, abaixo você conhece algumas dicas de como controlar seu dinheiro em tempos de crise.

Como controlar seu dinheiro em tempos de crise: revendo gastos

A primeira dica e a mais importante é controlar melhor para onde seu dinheiro está indo, pois cada centavo conta. Isso fará toda a diferença para que você se organize da melhor forma a longo prazo.

Comece levantando cada uma das suas contas, listando em um pequeno caderno ou em uma planilha do computador (como preferir) todos seus gastos fixos e variáveis. Seja sincero e não deixe de incluir itens que podem sim ser cortados.

Com a lista em mãos, o próximo passo é avaliar o quanto é que está sendo investido. Se, no fim, apenas itens que não têm tanta importância surgem mais do que as obrigações, então aqui está o problema.

Uma outra dica é também listar todos os valores que você ainda está para receber do governo, ainda que não sejam imediatos, como o pis, por exemplo.

Investir será uma das chaves para vencer a crise

Por mais estranho que essa dica possa parecer, poupar irá lhe ajudar e muito a superar os tempos de crise. Afinal, é exatamente neste momento em que será preciso aplicar todos os conceitos da educação financeira.

Poupar não apenas lhe permite ter mais dinheiro e evitar cair em um buraco ainda mais fundo, como também lhe fornece a oportunidade que tanto precisa para vencer este período: o investimento.

A partir do momento que o seu salário estiver em sua conta, uma parte do dinheiro deverá ser reservada e dedicada para investir.

Uma dica muito boa, caso você precise vender algum imóvel para garantir uma renda extra durante esse período, é fazer sua antecipação de venda. Assim seu valor pode ser investido também em outras necessidades.

Mudar de postura

Encarar o dinheiro de uma maneira mais responsável e entender que este é quem deve trabalhar para você, e não você por ele, fará a sua postura mudar em relação a ele.

Mudar de atitude também lhe faz perceber como agir em diversas situações, adotando menores luxos para si, evitando extravagâncias e se permitindo redirecionar o seu dinheiro.

Tempos de crise podem ser vencidos

Tempos de crise não são infinitos. O que é preciso para vencê-los, além de determinação, é reeducação. Quando percebemos que o dinheiro é dominável, esta situação é possível de se vencer.

E para aqueles que gostariam de uma ajuda em meio a crise, uma ótima alternativa é contar com empresas que possam proporcionar aquele fôlego.A CashMe, que é hoje a maior fintech especialista em home equity, oferece os melhores empréstimos do mercado.

Dentro suas opções, o empréstimo com garantia de imóvel tem sido vantajoso. Isso porque suas taxas de juros são as mais baixas e o pagamento de suas parcelas são a longo prazo.