Como abrir uma agência de marketing digital de sucesso

Com a transformação digital em curso acelerado, muitas empresas estão migrando para o digital ou já nascendo digitais.

Sendo assim, torna-se necessário utilizar estratégias de marketing digital para conseguir a atenção de clientes e realizar vendas.

Nesse processo, contratar uma agência de marketing digital pode significar o sucesso ou fracasso de uma empresa. 

Por isso, muitos empreendedores estão apostando nesse mercado e abrindo a sua própria agência.

Diante disso, confira um passo a passo para abrir uma agência de marketing digital de sucesso.

O que é uma agência de marketing digital

Uma agência de marketing digital é uma empresa que oferece serviços a outras empresas e empreendedores que precisam de apoio na área de desenvolvimento técnico, analítico e criativo para produtos voltados para a internet.

Ou seja, elas ficam responsáveis por estratégias que vão atrair mais clientes, gerar mais vendas, conferir autoridade para sua marca e muito mais.

Alguns serviços realizados por agências são:

  • Criação do site profissional, hospedagem e manutenção;
  • Landing Page, hospedagem e manutenção;
  • Anúncios no Google;
  • Anúncios no Google;
  • Gestão de redes sociais (elaboração do conteúdo + criação das artes dos posts no Facebook e no Instagram + publicação + impulsionamento dos posts);
  • Anúncios Patrocinados nas Redes Sociais (Facebook + Instagram), etc.

Passo a passo montar uma agência de marketing digital

Antes de ver o passo a passo de como montar uma agência de marketing digital, é necessário salientar a importância e formalizar seu negócio.

Ainda há muitas pessoas que não fazem isso ou deixam para fazer depois que já está atuando, mas essa não é uma postura profissional.

Por isso, formalize-se seguindo as seguintes orientações:

  • Formalize a empresa
  • Escolha o CNAE para delimitar a sua atividade e atuação;
  • Registre o CNPJ. Assim, poderá emitir notas fiscais aos seus clientes e justificar sua renda;
  • Providencie os alvarás necessários ao funcionamento;
  • Abra uma conta de Pessoa Jurídica no banco de sua preferência;
  • Escolher o modelo de empresa com sócios ou sem sócios;
  • Determine o regime de tributação (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real).

Agora que você já sabe a importância de formalizar o seu negócio, isto é, a sua agência de marketing digital, veja qual é o passo a passo para abrir a sua.

  1. Encontre um mercado e um nicho

Sua agência vai atender qualquer nicho ou vai ser especialista em um determinado nicho?

O nicho é uma segmentação ou recorte de mercado. Para entender a diferença entre mercado e nicho, veja o exemplo a seguir:

Mercado: Nutrição

Segmento: nutrição esportiva

nicho: atletas de elite

Assim, uma agência generalista pode atender diversos clientes, mas uma agência focada em um determinado nicho é mais valorizada e por conta de sua especialidade pode cobrar mais por seus serviços.

Além disso, uma agência pode atender tanto a projetos pontuais, com prazo determinado, quanto projetos de longo prazo, estabelecendo parceria com a empresa a qual atende.

  1. Escreva um plano de negócio

Um plano de negócios é um documento que toda empresa deve ter pois é nele que você define o modelo, a estratégia, os recursos, as pessoas e os requisitos necessários para um empreendimento. 

Assim, se o plano for bem bem feito através de uma boa metodologia, reduz–se as chances do negócios enfrentar problemas e, por sua vez, aumentam suas chances de sucesso.

Portanto, o plano de negócios ajuda o negócio a estar pronto para todos os cenários, positivos e negativos.

  1. Encontre seu público alvo

Sua agência precisa de clientes, certo? Então, você precisa encontrá-los. Para isso, utilize a sua expertise em marketing digital e coloque as suas técnicas e estratégias em prática.

  1. Escolha um local para sua empresa (físico ou virtual)

Como o foco das agências de marketing digital, muitas vezes são negócios digitais, muitos empreendedores têm optado por uma estrutura virtual.

Esse comportamento é reflexo da transformação digital que vivemos atualmente, acelerada, principalmente, nos dois últimos anos.

Tendo apenas uma estrutura virtual, os custos operacionais são menores já que não há gastos com aluguel, água, luz, etc. No entanto, também há gastos necessários, como internet, domínio e hospedagem de site, etc.

  1. Promova sua empresa de marketing digital

Como qualquer outro negócio, sua agência de marketing precisa de clientes para faturar e fazer sucesso. 

Logo, ela também precisa de utilizar estratégias de marketing digital, como tráfego orgânico e pago, entre outras.

  1. Tenha uma equipe especializada

Contrate experts para atuar na sua agência. Pessoas especialistas em assuntos como SEO, produção de conteúdo, tráfego, etc.

Além disso, toda a equipe deve oferecer o melhor atendimento possível ao cliente, ou seja, atender com simpatia e cortesia.

  1. Crie relacionamento com seus clientes

Conquistar clientes não tem sido fácil para as empresas. Não é à toa que elas estão buscando os serviços da sua agência de marketing.

O cenário é o mesmo para a sua empresa. Por isso, estabeleça relacionamentos com seus clientes para que ao invés de projetos pontuais, eles invistam em projetos de longo prazo, criando uma parceria entre as empresas.

  1. Registre sua marca e seus domínios

É muito importante que você registre sua marca e domínios na internet.  Situações em que uma marca e domínios são “roubados” é frequente.

Portanto, adiante-se a esse cenário e registre sua marca e seus domínios para evitar problemas futuros.

Conclusão

Diante da importância do marketing digital para as empresas atualmente, abrir uma agência de marketing se tornou um negócio bastante lucrativo.

Sendo assim, apresentamos 8 passos para você abrir a sua agência. Mas se quer realmente ter sucesso com a sua agência, invista numa equipe especializada, bom atendimento e aplique tudo o que oferece em seu próprio negócio.