Comitê de Diversidade do TJMA realiza itinerância na comarca de Bacabal
Com base nos eixos de combate ao racismo, sexismo, lgbtfobia, capacitismo, etarismo e gordofobia, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade, apresentou as ações antidiscriminatórias, realizadas pelo órgão, aos servidores e servidoras da comarca de Bacabal, neste mês de julho.
A apresentação sobre a atuação do Comitê, conduzida pelos coordenadores, juiz Marco Adriano Ramos Fonsêca, e juíza Elaile Silva Carvalho, tem como objetivo fortalecer a política de Diversidade do judiciário maranhense.
SENAC
Acompanhados da servidora Joseane Cantanhede, o magistrado e a magistrada também se reuniram com a equipe da gerência local do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Maranhão (Senac-MA). A instituição abriu vagas gratuitas em seus cursos para a população LGBTQIA+ em todas as unidades do Maranhão, com a oferta gratuita de duas vagas por curso.
A gerente do Senac de Bacabal, Rosivan Dias, repassou as informações sobre as demandas locais, juntamente com sua equipe. Por meio do Termo de Cooperação Técnica firmado entre TJMA e Senac-MA, em abril deste ano, mais de 40 pessoas LGBTQIA+ já concluíram formação profissional, por meio das unidades de São Luís e do interior.
De acordo com os coordenadores do Comitê, Elaile Carvalho e Marco Adriano, a agenda itinerante é uma forma de fortalecer as ações afirmativas promovidas pelo TJMA, para garantir o direito das minorias.
O Instituto Da Cor ao Caso, parceiro do Comitê, que trabalha o letramento racial a partir da iniciativa de criar impactos positivos em organizações públicas e privadas, também participou da itinerância.