Combinação perfeita: Saiba como combinar petiscos com diferentes tipos de vinho

Sommelier Leandro D’ Kessadjikian indica opções de petiscos que harmonizam com vinho tinto, branco, rosé e espumante

É sempre uma boa pedida saborear bons vinhos. Para deixar o momento de lazer ainda mais gostoso, alguns petiscos deliciosos harmonizam com a bebida, criando a combinação perfeita para um lanche diferente. Anote as dicas do sommelier Leandro D’ Kessadjikian e escolha a opção que mais combina com seus pratos favoritos!

Vinho espumante

Os petiscos mais indicados para quem adora vinho espumante são aqueles que apresentam um teor de gordura mais alto. “Batata-frita, polenta, anéis de cebola, torresmo, salgadinhos fritos e frango a passarinho são algumas das alternativas. São os petiscos ideais porque seus sabores se intensificam por conta da acidez da bebida do espumante”, explica.

Vinho tinto

Os queijos são clássicos quando falamos em harmonização com vinho tinto. “O prato, brie e cheddar, que trazem um sabor mais intenso, combinam super bem com um vinho tinto mais leve. Já os queijos gorgonzola e roquefort pedem um vinho tinto frisante”, orienta.

Vinho rosé

Por ser uma bebida leve, delicada e cheia de frescor, o vinho rosé é ótimo para combinar com pães. “Em especial, os integrais feitos com 100% trigo são uma escolha certeira, já que eles possuem um sabor mais marcante. Assim, o vinho rosé consegue equilibrar a refeição”, afirma o especialista.

De acordo com Leandro, esse tipo de vinho também é o mais apropriado para acompanhar aquela tradicional tábua de frios. “Mortadela, presunto cru, carpaccio, chouriço, salsichões, linguiça calabresa e pastrami são alimentos indicados. A estrutura desse vinho harmoniza e limpa o sabor dos petiscos sem que sua acidez entre em conflito com os possíveis acompanhamentos de picles, mostarda, geleias agridoces e pimenta”, acrescenta.

Vinho branco

Para quem curte vinho branco, um dos tipos mais populares, os peixes e outros frutos do mar são acompanhamentos incríveis para ressaltar o sabor da bebida.

“O primeiro exemplo são os moluscos, como ostras, lula e polvo, ou crustáceos, como camarão, lagosta ou caranguejo. Por ser uma carne mais suave, o peixe também acaba ressaltando o gosto do vinho, ainda mais se estiver bem temperado”, ressalta. “As aves também caem super bem com vinho branco, evidenciando seu toque frutado“, completa.