Com reforma de hospitais municipais, Governo fortalece assistência especializada em cidades maranhenses

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), segue atuando para fortalecer a atenção primária em saúde nos municípios maranhenses através de parcerias com as prefeituras. Uma dessas ações é a reestruturação dos hospitais municipais. A primeira unidade, entregue em 2022 para a população, foi o Hospital Municipal de Joselândia que, nesta semana, depois de uma ampla reforma, passou a contar com 20 leitos, centro cirúrgico e equipamentos de raio-x e ultrassonografia.

“A cidade de Joselândia sabe que pode contar com a presença forte do Governo do Estado em apoio para que a população tenha mais direitos, mais dignidade e mais bem-estar”, declarou o governador Flávio Dino.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, o objetivo dessas parcerias é fortalecer o sistema municipal de saúde. “Junto com os Hospitais Regionais, nós fazemos uma grande rede de saúde que se interconecta. Além disso, também entregamos ambulâncias, pois, com esses veículos, se a demanda não puder ser atendida no âmbito municipal, pode ser resolvida em um dos Hospitais Regionais mais próximos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Para o prefeito de Joselândia, Raimundo Zuca, a parceria do Município com o Estado só traz benefícios para a população. “É uma honra fazer parte da gestão Flávio Dino, uma gestão que engrandece e que vem melhorando o bem-estar da população do Maranhão. Graças à parceria com o Governo do Estado, a cidade de Joselândia se transformou em um grande canteiro de obras, e este hospital é um sonho do nosso povo”, afirmou o gestor municipal.

Além do Hospital Municipal de Joselândia, só para o primeiro semestre deste ano, mais 14 unidades municipais estão passando por reforma realizada pelo Governo do Estado nas cidades de Alto Parnaíba, Axixá, Barão de Grajaú, Benedito Leite, Fortaleza dos Nogueiras, Humberto de Campos, Icatu, Itinga do Maranhão, Jatobá, Lago Verde, Paulo Ramos, Raposa, Santa Filomena e Vitória do Mearim.