Com Projeto Florescer, Governo leva atendimento em saúde mental a profissionais do Hospital Dr. Raimundo Lima

Profissionais que atuam no Hospital Dr. Raimundo Lima, unidade que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram beneficiados, na última quinta-feira (26), com atendimentos em saúde mental. A iniciativa faz parte das ações promovidas pelo Projeto Florescer, que tem levado a profissionais da rede estadual de saúde sessões de relaxamento, meditação, automassagem, avaliação do estresse e ansiedade e Tai Chi Chuan, com foco na promoção da concentração e da tranquilidade.

“O Hospital Dr. Raimundo Lima foi uma das referências para tratamento dos acometidos pela Covid-19, e vimos no projeto a oportunidade de trabalhar sentimentos como o medo, insegurança e ansiedade que ainda estão presentes na maioria dos profissionais. Assim, tornamos o momento proveitoso para que eles pudessem explorar questões como o autoconhecimento e satisfação pessoal”, afirmou a coordenadora do projeto, Ana Gabrielle Romanhol.

Neste mês, o Florescer acontece em alusão à Campanha Janeiro Branco, cujo tema é “O Tempo de Cuidar da Saúde Mental é Agora!”. Lançado em outubro de 2019, o Projeto Florescer funciona como ferramenta de reorganização psicológica e emocional daqueles que atuam nos equipamentos de média e alta complexidade.

Inicialmente, a estratégia era voltada para os colaboradores do Hospital Nina Rodrigues (HNR), unidade hospitalar referência em saúde mental para o Maranhão e que também integra a rede da SES. A ação ganhou força durante o período da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), quando após exposição de situações de grande estresse mental, viu-se a necessidade de cuidar daqueles que cuidam da saúde da população.

“Por estarem na lida diariamente, identificamos a necessidade de cuidar dos nossos profissionais com uma atividade que pudesse fortalecer o equilíbrio emocional e psicológico. Durante a pandemia, eles foram os mais afetados e desde então temos buscado dar esse suporte a fim de que a ação realizada pelo projeto não acabe aqui, mas que seja replicada em outros momentos também”, disse a diretora administrativa do hospital, Patrícia Mendonça.

A técnica de enfermagem Edivirges Costa, disse que a ação é bem-vinda. “Muitos de nós não trabalham apenas aqui, mas também em outros hospitais. Além disso, a gente sempre está preocupado com alguma coisa, seja com os filhos, a família, etc. Então isso nos ajuda a buscar um pouco mais de equilíbrio e que cuidar da saúde mental é necessário”, disse.

O assistente de portaria, Lourival Gabriel Santos, comentou que o projeto serviu de incentivo para mudar comportamentos. “Hoje vi que é importante se cuidar. De certa forma, eu já faço isso quando vou jogar uma bola ou faço passeios com meus familiares. Ver todo mundo reunido e interagindo ajuda a aliviar o peso da responsabilidade no ambiente de trabalho”, pontuou.