O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Com pódio em todas as modalidades, IEMA encerra participação na etapa maranhense da Copa do Mundo de Robótica

Pódio em todas as modalidades e primeiro lugar em três categorias. Foi com esse bom resultado que o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) encerrou sua participação na etapa maranhense do FIRA Robo World Cup (Copa do Mundo de Robótica), que reuniu 106 equipes de escolas particulares e públicas do estado, entre os dias 20 e 22 de abril, no Golden Shopping Calhau, em São Luís. 

“Foi incrível ver o FIRA 2023 acontecer com tanto sucesso. Isso é resultado do trabalho duro dos nossos professores e alunos, além do incentivo e investimento que recebemos do Governo do Estado”, avalia Fábio Aurélio Costa, coordenador de Robótica do IEMA e chefe do Capítulo FIRA no Brasil.

Mais antiga competição de futebol de robôs do mundo, a FIRA (Federation of International Sports Association) Robo World Cup – a Copa do Mundo de Robótica – foi fundada em 1996 na Coréia do Sul e atualmente se destaca por usar o esporte em pesquisas de ponta na área de robótica. 

A etapa estadual garantiu a participação de estudantes maranhenses no FIRA Brasil, competição nacional que anualmente classifica 16 equipes brasileiras para o FIRA Robo World Cup, que em 2023 será realizado de 17 a 21 de julho deste ano, em Wolfenbüttel, Alemanha.  

“Quero parabenizar o Governo do Estado e a diretora-geral do IEMA por apoiarem a robótica em nossas escolas. Agora estamos nos preparando para a competição na Alemanha e tenho certeza de que faremos um ótimo trabalho representando o Maranhão”, comemorou Fábio Aurélio. 

O IEMA conquistou o lugar mais alto do pódio nas seguintes categorias: Cobertura FIRA, Cliff Hanger (luta ou sumô entre robôs) e Missão Impossível. 

O Instituto também foi ao pódio nas modalidades Cabo de Guerra (desafio no qual dois robôs adversários se puxam com o objetivo de trazer o oponente para dentro de uma área estabelecida) e DRC – Explorer (acontece em uma pista que simula um desastre no qual o robô tem que pegar cubos que são representados por caixas de medicamentos. Em seguida, os robôs devem entregar os medicamentos nos locais que estariam posicionados as vítimas do desastre). 

“Fico muito feliz em ver como a robótica está se tornando cada vez mais presente nas escolas do estado e como o FIRA 2023 foi um sucesso. A robótica é uma disciplina obrigatória em todas as nossas escolas desde 2017 e isso tem trazido muitos benefícios para os nossos alunos, como o aprimoramento do conhecimento em matemática, física e química, além de incentivar o espírito da ciência, da pesquisa e da criatividade”, pontuou Cricielle Muniz, Diretora-Geral do IEMA. 

Aluna do IEMA de Bacabal, Ana Clara Lima, iniciou na robótica em 2021, no ano passado ela participou da etapa nacional do FIRA Brasil e da fase mundial. Ana Clara conta que a inserção no universo da robótica mudou sua trajetória escolar. 

“A robótica abriu muitas oportunidades. Sou da área da programação na robótica e isso me ajudou bastante. Me sinto bastante feliz”, diz a aluna.  

Histórico vencedor na robótica

O IEMA tem participado do FIRA desde 2018, quando conquistou o primeiro título mundial em Taiwan, como a 3ª melhor equipe de robótica do mundo. Em 2019, ganhou o segundo título mundial na Coreia do Sul, como 2ª melhor equipe de robótica do mundo.

Em 2021, equipes do IEMA conquistaram o 1º e 2º lugar mundial (São Luís/MA), e em 2022, o 2º e 3º lugar mundial (Guarulhos/SP). O próximo destino dos estudantes maranhenses será a Ostfalia University, na Alemanha, para a etapa mundial da FIRA Robo World Cup 2023. 

“Estamos ansiosos para a competição na Alemanha. Tenho certeza de que nossos alunos farão um excelente trabalho representando o Maranhão”, concluiu Cricielle Muniz.