.

Com o apoio da Inspira Rede de Educadores, projetos ressocializam jovens no Maranhão

Vários projetos inovadores e educativos são desenvolvidos por ongs ou com o apoio da iniciativa privada para amparar pessoas em situação de vulnerabilidade social ou que necessitam conviver com a aplicação de medidas socioeducativas. Atualmente, mais de 20 mil jovens estão internados nos 461 centros socioeducativos do país e, alguns deles, já podem comemorar suas histórias de sucesso.

É o caso dos socioeducandos José Hiury Rodrigues Pereira (18) R. F. B. A (17), atendidos pela FUNAC – Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão e dos quilombolas Benedito Silvestre de Jesus da Silva (17) e José Victor Nunes da Silva (17), selecionados para protagonizar os episódios Talentos do Futebol Maranhense, que integram a Série Improváveis. Composta por oito episódios de caça aos talentos, a série foi idealizada pelo pentacampeão Edmilson Moraes.

Os dois episódios gravados no Maranhão foram viabilizados graças à parceria entre o Instituto Gonçalves Dias, por meio do projeto MentesparaOFuturo, e a Inspira Rede de Educadores , que lançou recentemente o programa InspirAção com o objetivo, impactar positivamente a sociedade e inspirar os mais de dois mil colaboradores da companhia a realizarem boas ações.

Para que os jovens maranhenses chegassem até aqui, professores de educação física da FUNAC ajudaram a selecionar 19 meninos com aptidão para o futebol em uma primeira etapa. Eles receberam chuteiras e uniformes completos para exibir seus talentos na fase seguinte, que chegou aos quatro escolhidos. Um total de 16 jovens estão sendo selecionados ao redor do Brasil e o próximo passo é levá-los para uma temporada no Futebol Clube SKA Brasil, time de Edmilson. Os melhores poderão assinar contratos com equipes do exterior.

“É uma vitória para todos os envolvidos e é gratificante ver projetos como este ganharem vida por meio do olhar sensível de empresas que reconhecem a importância da responsabilidade social e apoiam projetos de recuperação dos internos. A ressocialização só é possível, de forma expressiva, por meio da educação”, defende Rodrigo Gonçalves Dias, à frente do Instituto que leva seu nome.

Parceria de sucesso

A primeira iniciativa do InspirAção, também no Maranhão, doou, por meio da primeira parceria com o Instituto Gonçalves Dias, mais de 4 mil livros para o projeto “#expedição45 – O Conhecimento Liberta”, que entrega conhecimento e novas perspectivas aos custodiados de todas as 45 unidades prisionais daquele Estado. A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC) avalia a possibilidade de adotar os livros didáticos oficialmente na preparação dos internos para o ENEM.

À frente da Inspira Rede de Educadores, uma das três maiores operadoras de escolas do Brasil, o CEO André Aguiar comenta: “nossa intenção é investir cada vez mais em causas de impacto social nos quatro cantos do País. Como gestor e educador, eu assumo a missão de engajar práticas que levem conhecimento à população. Entregar aos internos do Maranhão educação foi muito importante e motivou ainda mais a buscar novas parcerias para o projeto”, declara André Aguiar.

De acordo com o executivo: “há três anos, quando adotamos a visão estratégica de ser a referência em educação, o primeiro passo foi formar uma rede de escolas e educadores de excelência com atuação nacional. Hoje, temos 60 escolas em todas as regiões do país, com um modelo que oferece soluções pedagógicas e tecnológicas alinhadas com o posicionamento metodológico, respeitando o legado de cada escola. Agora também estamos planejando o futuro investindo no presente. Abraçando iniciativas que levem saber também aqueles que estão às margens da sociedade. Sabemos que a causa é urgente e, mais que isso, legítima. Nossa atitude agora vai refletir no futuro, formando uma geração potencialmente apta a fazer escolhas que vão impactar no dia a dia da sociedade. Isso é fazer educação”, afirma.

Sobre a Inspira Rede de Educadores

Com mais de três anos de atuação no mercado, a Inspira Rede de Educadores está presente em todas as regiões do Brasil. Amparada por valores diferenciados, como protagonismo, resiliência, interdependência, felicidade, justiça, curiosidade e simplicidade, a empresa trilha uma jornada pautada pela educação de excelência.

Hoje, consolidada como uma das três maiores operadoras de escola do país, a companhia é responsável pelo aprendizado de mais de 33 mil alunos, das 60 escolas integradas à rede. Sob o comando de um renomado time de educadores, que somam mais de duas décadas de experiência no setor, a empresa segue em pleno processo de expansão.

Reconhecida pelas práticas de excelência, a Rede é formada por instituições que inspiram pessoas e hoje é referência em educação diferenciada, formando pessoas apaixonadas por conhecimento, dentro de um ambiente acolhedor e inspirador para gestores, educadores e estudantes.