Com investimentos na saúde, Governo do Maranhão aumenta em mais de 1.000% serviço de hemodiálise

O Governo do Estado segue investindo no cuidado e atendimento à população em todo o estado, reforçando o suporte para o tratamento de pacientes que sofrem com doença renal crônica e necessitam de assistência para realizar sessões de hemodiálise. Em 2014, eram 25 máquinas de hemodiálise na rede estadual maranhense, todas instaladas no Hospital Dr. Carlos Macieira, onde apenas 100 pacientes eram atendidos. Atualmente, o estado possui 254 máquinas, com capacidade para atender 1.524 pacientes. Com o investimento, a rede estadual amplia em mais 1.016% o serviço de hemodiálise no Maranhão. 

Em coletiva virtual realizada na última sexta-feira (7), o governador Flávio Dino ressaltou que a hemodiálise é um tratamento necessário em muitos casos de coronavírus, o que justifica ainda mais a necessidade de uma rede de assistência. “Multiplicamos por 10 o número de cadeiras de hemodiálise no Maranhão. São conquistas que no nosso governo não sofrerão retrocessos”, disse. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca o empenho do governo estadual em garantir o acesso a esse importante serviço. “Assumimos esta missão desde o início. Nosso objetivo é ampliar e descentralizar a rede de assistência especializada aos pacientes que necessitam de tratamento dialítico. Levar esse cuidado para mais perto de onde esses pacientes residem possibilita resultados melhores ao tratamento, que para maioria deles, é por toda a vida”, explica o secretário. 

A rede de assistência montada pelo Governo do Maranhão, desde 2015, está distribuída em unidades de saúde por todo o estado. Os serviços estão localizados no Hospital Dr. Carlos Macieira, Hospital Geral da Vila Luizão, Centro de Hemodiálise São Luís, Hospital Regional de Chapadinha, além de serviços nas cidades de Bacabal, Caxias, Açailândia e Pinheiro.

A gestão estadual também estabeleceu uma pactuação com o município de Floriano, no Piauí, garantindo atendimento aos mais de 90 pacientes que residem na Região de Saúde de São João dos Patos.

O mais recente equipamento entregue pela gestão estadual, o Centro de Hemodiálise Pinheiro, inaugurado na última terça-feira (4), funciona ao lado do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago e oferece 40 cadeiras, em três turnos de funcionamento, com capacidade para atender 240 pacientes. Referência para tratamento de diálise dos pacientes da Baixada Maranhense e regiões vizinhas. 

Atualmente, a Secretaria de Estado da Saúde garante assistência a mais de 1.311 pessoas. O aumento da oferta de máquinas de hemodiálise em todo o Maranhão é mais uma das ações propostas pelo Estado para evitar deslocamentos dos pacientes para realizar as sessões. 

Pacientes beneficiados com o serviço na Baixada Maranhense demonstram satisfação em poder realizar seu tratamento mais próximo de casa, um deles é o educador físico Willian Mendes Araújo, 53 anos. Morador da cidade de Pinheiro, Willian conta que há nove anos é paciente renal crônico.

“Eu fazia tratamento em São Luís e precisava de um traslado dia sim, dia não. Hoje, o Centro de Hemodiálise Pinheiro é uma realidade que veio nos dar qualidade de vida, longevidade e mais tempo para nós mesmos. Pois com o traslado que fazíamos, um dia era nosso, de estar com a família e o outro dia era da viagem e do tratamento”, relata o educador físico, Willian Araújo. 

Centro de Hemodiálise Balsas

Dando continuidade ao trabalho para reforçar a rede para tratamento dialítico, segue em andamento a obra de construção do Centro de Hemodiálise Balsas, que está sendo construído para atender parte da demanda do Sul do Maranhão. O novo Centro de Hemodiálise irá beneficiar pacientes dos 13 municípios da Regional de Saúde de Balsas, possibilitando ainda mais a descentralização do serviço.