Coletivo Nós destaca importância de promoção da acessibilidade em alusão ao Dia do Surdo

Na sessão ordinária desta terça-feira (28), o co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), utilizou o Pequeno Expediente para se pronunciar sobre os direitos à acessibilidade das pessoas surdas, em alusão ao Dia Nacional do Surdo, celebrado no último dia 26 como forma de centrar a atenção da sociedade para inclusão das pessoas com deficiência, além de outros assuntos.

No início do discurso, o Jhonatan relembrou que a co-vereadora Eunice Chê, do Coletivo Nós, é intérprete de libras e mãe de uma filha surda, além de ser uma das fundadoras da pastoral dos surdos, da Arquidiocese de São Luís. O parlamentar destacou a importância do Dia do Surdo para relembrar as lutas das pessoas com deficiência auditiva, e questionar a sociedade sobre o que as pessoas, enquanto comunidade ouvinte, têm feito para promover a acessibilidade para quem não ouve.

“A gente deseja que a nossa cidade seja inclusiva, acessível, e, por isso, temos que discutir o Plano Diretor e o planejamento da cidade com todas as pessoas, incluindo as pessoas surdas e aquelas que têm outros tipos de deficiência. Essa é a cidade que temos e tem que abraçar todos os cidadãos”, destacou.

No discurso, Jhonatan também comemorou a realização, no último domingo (26), do Festival do Camarão e do Siri, realizado na comunidade do Arraial, agradecendo aos apoiadores privados e do Poder Público que auxiliaram na realização do evento.

“Fazia dois anos que esse festival não era realizado. Quando fomos à comunidade, vimos a vontade e o desejo da população de reativar esse festival tão importante para a cultura local. Assim, definimos o mês de setembro para realização do evento. Foi um momento de muita alegria. Para a comunidade, foi um momento de renascimento”, afirmou.

Ao final, o vereador destacou também a importância da união entre os Poderes, reforçando que, após o evento, firmou-se o compromisso de, em breve, ser entregue à comunidade uma nova estrada de acesso ao Arraial, o que fomentará a economia local e irá facilitar a trafegabilidade de veículos e pessoas.