Colaboradores da Fribal doam livros e brinquedos para alunos de escolas comunitárias

Eles são colegas de trabalho, mas atuam em áreas diferentes no Grupo Fribal: Gestão de gente, marketing, manutenção e segurança. Recentemente se uniram, deixaram de lado as habituais tarefas de cada um na empresa, para juntos cumprirem uma missão mais que especial, que há mais de 10 anos é promovida pela empresa onde trabalham, a Fribal: Visitar três escolas comunitárias apoiadas pela empresa em seu projeto de responsabilidade social empresarial, para distribuir livros e brinquedos durante uma ação social anual, na qual todos voltam um pouco à infância também.

Alguns colaboradores se fantasiam, outros pintam o rosto, e cada um usa o talento que tem para ganhar a atenção da garotada durante uma manhã ou uma tarde em que são realizadas as visitas com direito à lanche e recreação. A ação é voluntária e incentivada pela empresa que acredita na educação como a base para uma sociedade mais promissora, e nada melhor que investir na criança de hoje, estimulando a sua educação e formação.

Esse ano as escolas contempladas pela Fribal nessa ação foram: Escola Comunitária Prof. Cidinho Marques (Residencial Pirâmide); Escola Sonho de Criança (Cidade Olímpica) e Escola Comunitária Nossa Senhora de Fátima (Vila Embratel). Em comum, todas as três atendem crianças de comunidades em situação de vulnerabilidade social, e estão localizadas em bairros periféricos da capital maranhense. E precisam muito de cada doação recebida, ainda mais quando as doações chegam em eventos como esse, onde há uma interação entre as crianças beneficiadas e os voluntários da empresa, de forma direta e amorosa.

As crianças ganham presentes, mas os maiores beneficiados são os colaboradores voluntários, que voltam para o trabalho energizados com tanto amor e carinho que recebem das crianças. Para Larissa Silva, especialista em desenvolvimento humano da Fribal, que participou da ação pela primeira vez, a experiência foi simplesmente inesquecível:

“Vivenciei uma das melhores experiências da minha vida nas visitas a essas três escolas. Sempre fiz doações, mas nunca estive presente na entrega e isso fez toda a diferença. Eu e meus colegas pudemos exercitar a solidariedade de forma plena. Agradeço muito à Fribal por ter me proporcionado essa oportunidade. Foi gratificante ver tantas crianças com os olhinhos brilhando de felicidade vindo em nossa direção, e abrindo aquele sorriso leve, inocente e feliz que só as crianças têm. Eu ganhava o dia a cada encontro desses, e saia de cada ação com o coração transbordando de gratidão e felicidade. Fomos doar presentes, mas recebemos amor e carinho em dobro em cada uma das escolas visitadas. Foi inesquecível mesmo.” relata a voluntária.

No total foram distribuídos mais de 400 brinquedos e livros, alguns doados pela Fribal, outros arrecadados entre os colaboradores. Desse total, 100 foram destinados aos alunos da Escola Comunitária N. Sra. de Fátima. Para a sua fundadora e gestora Maria de Fátima Barros Martins, a Fribal tem sido uma grande parceira da escola:

“Nossa parceria com a Fribal já se estende há anos, e a empresa é sempre muito querida aqui, pois nos beneficia com contribuições relevantes, a exemplo dessa ação que ajuda no resgate da auto-estima dos alunos. Temos um total de 100 crianças, com idades entre 3 até 12 anos, que estudam pela manhã e pela tarde. Muitos pais não teriam condição financeira para comprar esses livros e brinquedos que as crianças ganharam da Fribal e de seus voluntários;  e livros e brinquedos também são importantes instrumentos para desenvolver habilidades importantes. Somos muito gratos mesmo por tanto carinho que essa empresa nos dá” disse emocionada a educadora.

O Presidente do Grupo Fribal, Carlos Francisco de Oliveira, reafirma o compromisso da empresa em ações da chamada agenda ESG (Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa), com destaque para o social:

“Acreditamos que a educação muda a vida das pessoas e por isso investimos com muita convicção em ações de responsabilidade social que possam fomentar a leitura e o estudo; e ainda melhor quando podemos fazer isso logo na primeira infância. Ficamos felizes em ajudar essas escolas e seus alunos porque acreditamos que uma empresa só é exitosa de fato, quando também ajuda a desenvolver e a transformar para melhor a sua comunidade”, declarou ele.