Claro amplia cobertura 5G DSS para mais 12 cidades

Pioneira na implantação da rede de quinta geração no Brasil, a Claro amplia a cobertura do 5G para mais 12 cidades, utilizando o recurso de compartilhamento de frequências (DSS), que permite o uso do espectro atual já alocado. A rede já opera nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e, até dezembro deste ano, estará disponível em mais 12 municípios: Belém (PA), Brasília (DF), Campinas (SP), Goiânia (GO), Guarulhos (SP), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP) e São Luís (MA).

A implantação da rede 5G é possível a partir da tecnologia DSS (Dynamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro), que permite o compartilhamento das frequências disponíveis hoje, já alocadas ao Serviço Móvel Pessoal (SMP). Assim a rede da Claro distribui recursos dinamicamente entre os smartphones que operam até a quarta geração e os novos, compatíveis com a nova rede 5G DSS, que começam a chegar ao mercado. É o caso do recém-lançado moto g 5G plus, da Motorola, exclusividade da Claro, que conta com Sandy e Lucas como estrelas da campanha. Também já estão disponíveis o Motorola Edge e o Samsung Galaxy Note20 5G.

Para o usuário, a rede 5G DSS permite a entrega imediata de uma experiência equivalente à da fibra óptica, com conexões até 12 vezes mais velozes que o 4G convencional, com velocidade de até 400 Mbps. A Claro está promovendo essa evolução tecnológica sem cobrança adicional nos planos existentes. Qualquer cliente da operadora, com um smartphone compatível e que esteja dentro da área de cobertura, pode navegar na rede de quinta geração.

“A chegada da rede 5G DSS é um passo importante na evolução da tecnologia, que permite alcançar maior velocidade e cobertura de forma eficiente. É a estratégia mais ágil de expansão, adotada por operadoras do mundo todo, como nos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. A rede 5G DSS da Claro, que começou com cobertura em São Paulo e no Rio de Janeiro, já é uma realidade e a cada dia beneficia mais clientes, à medida que os dispositivos chegam ao mercado. E agora estamos expandindo esta evolução para todas as regiões do país, totalizando 14 cidades”, comenta Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de Consumo e PME da Claro.

A Claro, que já conta com uma rede estado de arte e o 4.5G mais rápido segundo avaliações independentes, lançou de forma pioneira o 5G DSS no país em julho, anunciando a cobertura em bairros no Rio de Janeiro e São Paulo. A primeira etapa foi concluída em setembro e a próxima, incluindo 12 novas cidades, vai até o fim do ano. Os critérios de escolha das regiões a receberem a cobertura 5G DSS da Claro levam em conta fatores estratégicos como a demanda de tráfego de dados atual e futura e a penetração de smartphones de última geração no mercado.

Além das regiões já anunciadas, a cobertura do 5G DSS da Claro crescerá gradativamente nos próximos anos dentro do projeto de modernização e expansão de capacidade de rede móvel da operadora. Os investimentos feitos para implantar o 5G DSS serão automaticamente aceleradores da implantação definitiva do 5G, com a posterior adição do espectro de 3,5 GHz e das faixas de onda milimétricas previstas para irem a leilão no próximo ano. O investimento na aquisição de um smartphone 5G também está protegido, uma vez que o equipamento suportará também as novas frequências.

A rede 5G DSS faz parte da estratégia da Claro em conectar os clientes com a melhor qualidade dentro e fora de casa. Na liderança em ultra velocidade e conexões de banda larga residenciais, a operadora expandiu também a rede de fibra óptica para 80 cidades nos últimos anos e segue investindo em estrutura, para levar os melhores conteúdos e aplicações digitais para todas as telas.