Cinquenta atividades movimentarão Tutóia nesta sexta-feira,18

Os saberes e toda a exuberância cultural de Tutóia serão destaque nesta sexta-feira, 18, a partir das 9h, sendo o cenário do primeiro Urban Hacking realizado no Maranhão e dentro do território da Rota das Emoções. Promovido pelo Sebrae, o evento vai acontecer nos circuitos das Praças Getúlio Vargas e Tremembés, Centro, com 12 horas de programação e 50 atividades que prometem movimentar a cena urbana do município.

A ideia de criar uma verdadeira “invasão urbana”- como bem significa a tradução do nome do evento, vem de ações em paralelo em sete grandes pilares: lazer, economia criativa, turismo, cultura, tecnologia, entretenimento e sustentabilidade.

Para expressar toda a riqueza cultural do município, o tema do Urban Hacking – “Tutóia: Aquarela de Belezas e Encantos”, foi proposto pela população local, por meio de suas representatividades, em reuniões com o Sebrae.

O objetivo do evento é estimular o sentimento de pertencimento da comunidade, proporcionar conhecimento e divulgar os atrativos e serviços locais, gerando novas oportunidades de negócios para os empreendedores e fortalecendo a cadeia produtiva do turismo, que é a vocação econômica da região.

O conceito do Urban Hacking foi criado pelo Sebrae Rio de Janeiro e realizado nas cidades de Petrópolis, Itaipava, Nova Friburgo, Vassouras e Teresópolis. O sucesso foi tão grande que, agora, cinco cidades da Rota das Emoções irão promover o evento – a primeira delas é Tutoia, seguida por Barreirinhas, na próxima –sexta-feira, 25; Barra Grande, no Piauí e Chaval e Cruz, no Ceará – ainda sem data definida.

Para o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, a Rota das Emoções experimentará um evento inovador, empolgante e de grande significado para a comunidade local, haja visto que os saberes e as tradições populares estarão em destaque. “Isso gera algo muito positivo entre as pessoas do lugar e entre aqueles que estão visitando a cidade, fortalecendo o sentimento de pertencimento, valorizando as tradições e apresentando uma maneira nova de se fazer turismo, além daquelas que já são tradicionalmente exploradas”, comenta o executivo.

Borralho reforça que o evento pode, ainda, mostrar que todos têm a capacidade de empreender, seja direta ou indiretamente, dentro da cadeia do turismo. “Uma boa ideia ou um pequeno negócio que já existe pode ganhar força com o Urban Hacking, uma vez que a comunidade local estará diretamente envolvida em todo o processo, dando o impulso necessário”, pontuou o diretor técnico do Sebrae que vai estar presente ao evento.

O Urban Hacking de Tutóia é realizado pelo Sebrae, por meio do Programa Investe Turismo Rota das Emoções, com apoio de parceiros públicos, iniciativa privada e sociedade civil organizada do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.