Cine Equinox chega a quatro municípios do Maranhão
Após o sucesso do ano passado, a Equinox Gold, em parceria com a Cepar Comunicação, repete o projeto que levou milhares de pessoas ao cinema, oferecendo mais cultura e entretenimento aos moradores de quatro municípios do Maranhão. Com exibições gratuitas de filmes e infraestrutura completa montada em uma carreta que se transforma em sala de cinema, a segunda edição do Cine Equinox – projeto aprovado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – promete muita diversão para todos os públicos e com direito a pipoca e refrigerante para os espectadores!
Os municípios maranhenses que receberão o projeto entre os dias 21 de agosto e 5 de setembro são: Cândido Mendes, Godofredo Viana, Aurizona e Luís Domingues. No início do mês o projeto passou por três municípios da Bahia (Barrocas, Teofilândia e Santaluz) com grande sucesso.
Serão exibidas um total de cinco sessões diárias de cinema. Durante o dia, alunos das escolas públicas participarão do projeto em sessões agendadas, de acordo com a demanda escolar e, às 18h, a população contará com uma sessão exclusiva aberta ao público. Como as vagas são limitadas, os interessados devem comparecer ao local no dia do evento para retirar os ingressos.
De acordo com o gerente de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Mineração Aurizona S/A (MASA), Claudemir da Fonseca Gomes, a iniciativa faz parte do conjunto de ações da empresa para incentivar o acesso das comunidades a cultura. “Nós acreditamos que projetos como esse são importantes para que crianças, jovens, pessoas idosas e com dificuldade de locomoção possam ter conteúdo de entretenimento em lugares remotos e, também, pensando na acessibilidade mais perto de suas residências. Muitos deles estão tendo acesso pela primeira vez a esse tipo de mídia, então é muito gratificante poder proporcionar a emoção da magia do cinema a essas comunidades”, destaca Claudemir.
Cinema itinerante
O cinema itinerante está estruturado em um caminhão, cujas laterais se abrem, transformando-o em uma verdadeira sala de cinema, com telão, climatização e poltronas para acomodar até 91 pessoas por sessão, além de pipoqueira, dispenser para refrigerante e banheiros.
Os filmes que serão exibidos foram especialmente escolhidos para levar diversão e entretenimento para a garotada da região. DC Liga dos Superpets e A Origem dos Guardiões estão entre as opções nas sessões agendadas para os alunos. Já nas sessões abertas serão exibidos sucessos recentes da Sétima Arte, como A Teoria de Tudo, no primeiro dia, e Sing: Quem Canta Seus Males Espanta, no segundo dia do projeto. Além disso, buscando a inclusão de todos os públicos, será disponibilizado filmes com acessibilidade, adaptados com legendagem descritiva e em libras.
Em 2022, o projeto levou filmes gratuitos a nove municípios da Bahia e do Maranhão. Foram 90 sessões de cinema, com um público total de 7.417 pessoas. Participaram do projeto 105 escolas públicas e duas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Serviço: Programação dos filmes com sessões abertas à comunidade
Cândido Mendes
Dia 21/8 (18h) – A Teoria de Tudo
Dia 22/8 (18h) – Sing: Quem Canta Seus Males Espanta
Local: Praça Padre Mario Dalberto
Endereço: Rua Luiz Domingues
Godofredo Viana
Dia 24/8 (18h) – A Teoria de Tudo
Dia 25/8 (18h) – Sing: Quem Canta Seus Males Espanta
Dia 4/9 (18h) – A Teoria de Tudo
Dia 5/9 (18h) – Sing: Quem Canta Seus Males Espanta
Local: Espaço ao lado do Ginásio
Endereço: Rua João Miranda
Aurizona
Dia 28/8 (18h) – A Teoria de Tudo
Dia 29/8(18h) – Sing: Quem Canta Seus Males Espanta
Local: Praça em frente à Pré-escola Marlande
Endereço: Rua Principal
Luís Domingues
Dia 31/8 (18h) – A Teoria de Tudo
Dia 1/9 (18h) – Sing: Quem Canta Seus Males Espanta
Local: Praça da Família
Endereço: Entre a Travessa Sinfrônio Pereira e Travessa Heráclito Rodrigues
Sobre a Equinox Gold
Principal produtora de ouro das Américas, a Equinox Gold é uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. A empresa tem sua atuação apoiada em uma estratégia de crescimento e diversificação, com a meta de produzir um milhão de onças de ouro por ano. Dessa forma, ampliará, também, as oportunidades de desenvolvimento e de cuidado com o meio ambiente, além de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. Em 2022, a companhia totalizou uma produção de 532,3 mil onças de ouro (ou cerca de 14 toneladas).