Giro de Noticias

Cinco iniciativas sustentáveis para implementar em condomínios

O Brasil tem mais de 200 mil condomínios, que habitam mais de 68 milhões de pessoas, segundo levantamento do Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP). Dessa forma, as ações sustentáveis precisam ser adotadas pelos moradores, a fim de preservar o meio ambiente. Diante da importância do tema, a sustentabilidade já se tornou uma prioridade no mercado imobiliário.

Implementar iniciativas sustentáveis em prédios residenciais não é simples, pois exige o envolvimento dos moradores em uma colaboração coletiva. No entanto, com diálogo e intercâmbio de ideias, é possível chegar a um denominador comum para tirar projetos do papel e convencer os mais resistentes. Dessa forma, conheça cinco ideias simples para colocar em prática no seu condomínio:

Horta comunitária

Com uma pequena contribuição de todos e um revezamento no cuidado com o plantio, é possível criar uma bela horta no condomínio e colher alimentos sem fertilizantes, bem mais baratos que no mercado, capazes de aumentar a imunidade pela ausência de agrotóxicos. Para quem gosta, cuidar da plantação também pode ser um momento de relaxamento no dia a dia.

Educação ambiental

É um processo de conscientização dos moradores que pode ser iniciado pela administração do condomínio, porém um único condômino engajado é suficiente para implementar ações de educação ambiental. Através do bom convívio e da conversa com os vizinhos, você pode incentivar as pessoas a tomar banhos mais rápidos, desligar luzes quando não estão sendo utilizadas e usar as escadas para se deslocar por poucos andares.

Coleta seletiva de lixo

A separação entre o lixo orgânico e reciclável precisa ser bastante clara, assim como a importância de os moradores estarem conscientes da necessidade de lavar os materiais reutilizáveis e os descartar nos locais corretos. Com tantas pessoas vivendo em condomínios, imagine quanta matéria pode ser reaproveitada e quantos recursos naturais podem ser poupados se todos agirem corretamente?

Instalação de painéis solares

Diante de tamanha quantidade de moradores, a utilização de fontes energéticas renováveis se torna uma excelente opção para os condomínios. Segundo estudos, a instalação de painéis solares pode gerar uma economia de até 95% ao longo de 25 anos, além de não emitirem gases poluentes. Devido ao grande consumo de eletricidade nos empreendimentos residenciais, o mercado livre de energia solar pode trazer vantagens. 

Captação de água de chuva

Ao contrário do que pensam muitos síndicos, esse processo é especialmente simples e exige um investimento bem menor que o esperado, uma vez que os condomínios já possuem 80% do sistema necessário. Todos os prédios coletam a água da chuva pela cobertura e armazenam em uma caixa d’água no subsolo. O único custo será para adquirir o equipamento de tratamento de água antes de reutilizá-la para lavar áreas comuns.