Giro de Noticias

Chuchu combate doenças e fortalece a saúde

O chuchu, muito comum no prato diário dos brasileiros, é uma hortaliça que possui o nome científico de Sechium edule. Por ser extremamente rico em água em sua composição, para algumas pessoas, o chuchu pode ser considerado sem graça ou sem gosto, mas ele esconde diversas propriedades que podem trazer inúmeros benefícios à saúde. 

Contando com 95% de sua composição de água, o chuchu é baixo em calorias e oferece um alto índice de fibras aos seus consumidores, o que melhora o funcionamento do intestino e pode contribuir para a sensação de saciedade durante o dia. Por possuir essa característica, a hortaliça é um ótimo componente para dietas de emagrecimento ou baixa caloria. 

A hortaliça também é uma ótima fonte de vitaminas A, B e C, necessárias para a prevenção de doenças e manutenção do bem-estar. A vitamina C, aliada aos antioxidantes, como flavonoides, polifenólicos, luteolina e apigenina, atua no combate ao excesso de radicais livres e afasta o envelhecimento precoce da pele, além de prevenir a diabetes e as doenças cardiovasculares. 

As vitaminas do complexo A e B atuam diretamente na saúde ocular e no processo de produção de células vermelhas do sangue. Juntamente delas, o chuchu também provém altos níveis de potássio, responsável por manter bons níveis de pressão arterial, e magnésio, essencial para a saúde cardiovascular. Esse combo de nutrientes torna o chuchu um poderoso aliado do coração. 

Ainda que sua alta quantidade de fibras seja majoritariamente associada à saciedade e saúde do intestino, uma dieta rica em fibras também é essencial para a prevenção de doenças cardíacas. As fibras solúveis são responsáveis por ajudar a diminuir a absorção da gordura dos alimentos, trabalhando no controle do colesterol e da pressão arterial.

Então, como preparar?

Para garantir todos esses benefícios, a ingestão regular do chuchu é essencial. Seu sabor neutro pode dificultar o preparo e consumo por algumas pessoas, mas também o torna versátil e possibilita seu uso nas mais variadas receitas. A variedade de pratos é essencial para inserir a hortaliça com regularidade na dieta sem problemas. 

A seguir estão alguns dos modos possíveis de preparo do chuchu para diferenciar a rotina.

Refogado: o preparo mais clássico e presente em muitas casas brasileiras, o chuchu refogado pode ser feito com proteína ou outras hortaliças e legumes. O ideal é cortar em fatias finas ou cubos pequenos para garantir a maciez. Por possuir muita água, o chuchu incorpora o sabor dos outros alimentos, o que o torna ideal para acompanhar pratos marcantes.

Cru: a consistência crua do chuchu é bastante dura, por isso essa forma de preparo não é tão comum. Porém, ralado ou em fatias bem finas, ele pode trazer crocância para saladas e pratos refrescantes. 

Assado: bem temperado, o chuchu pode ganhar sabores incríveis no forno ou, ainda mais fácil, na air fryer Mondial ou de outras marcas de preferência. Esse modo de preparo faz com que a hortaliça fique macia por dentro e crocante por fora, se tornando até mesmo um snack saudável e prático.