O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Chico Carvalho pede apoio à Guarda Municipal para reforçar ronda no entorno de escolas

A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) encaminhou, essa semana, o Requerimento nº 1649/21, de autoria do vereador Chico Carvalho (PSL), direcionado à Prefeitura de São Luís, por meio da Guarda Municipal (GM) – subordinada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC), solicitando que disponibilize efetivo para ronda e agentes nos portões das Unidades de Educação Básica – UEB’S, em horários de entrada e saída dos alunos.

O parlamentar frisou a importância da solicitação e destacou que o pedido surgiu a partir de reclamações da comunidade escolar em relação à falta de segurança. “Tal solicitação se faz necessária devido a frequentes assaltos aos alunos de escolas, solicitamos a permanência de Guardas Municipais, visando garantir maior segurança aos estudantes e funcionários”, afirmou.

Educação e prevenção

O programa Ronda Escolar garante a proteção das escolas e a segurança de alunos, professores e funcionários nas áreas internas e externas das unidades escolares. Em muitos casos, a simples presença da corporação contribui para inibir ações criminosas em áreas próximas das escolas.

Além disso, o trabalho realizado em parceria com as ações ostensivas da Polícia Militar e da Guarda Municipal, contribui para garantir o máximo de segurança à comunidade e a proteção do patrimônio público.

Benefícios da Ronda Escolar:

– Inibe a ação de criminosos, pela presença física de nossos vigilantes;

– Oferece mais segurança a alunos e aos profissionais da educação;

– Contribui para a segurança da comunidade;

– Protege o patrimônio público;

– Garante o apoio imediato e profissional no atendimento a possíveis ocorrências;

– Ajuda a prevenir novas ocorrências;

– Demonstra a preocupação do gestor público com a segurança dos profissionais da educação e da comunidade.