O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Chaguinhas defende valorização e prestígio de vereadores no cenário político nacional

Na sessão ordinária desta quarta-feira (15), Francisco Chaguinhas (Podemos) usou a tribuna, durante o Pequeno Expediente, para destacar a importância da figura do vereador para a manutenção do sistema democrático brasileiro.

No discurso, o parlamentar também criticou a desvalorização dos vereadores na hierarquia política do Brasil, comparando com o tratamento dispensado a eles em outros lugares do mundo, como Bélgica e França.

Chaguinhas iniciou o discurso afirmando que é um defensor do vereador por entender que este é a base da política nacional. “Somos o batente da política do Brasil, mas temos que avançar para sermos o portal. No entanto, para isso acontecer, é preciso que a conjuntura do legislativo, do Senado à Câmara Municipal, tenha essa abertura”, disse.

O parlamentar destacou que, apesar de ser o grupo político com maior número de integrantes, os vereadores de todo o Brasil ainda têm pouco prestígio. “Para os governadores de Estado, os vereadores só têm valor próximo ao período eleitoral, quando passam a ser cabos eleitorais graduados. Mas depois de chegar ao governo, os governadores não olham para o vereador nem como entulho”, afirmou.
Chaguinhas também afirmou que o vereador é o personagem político mais alvo de piadas, o que denota o pouco prestígio de que dispõe no atual cenário brasileiro.

O vereador encerrou o discurso destacando que, para mudar este cenário, é preciso que a classe parlamentar mostre, cada vez mais, a força que tem, como autoridade legislativa dos municípios.