CGJ-MA recomenda melhorias nos serviços do Cartório de Loreto

A Serventia Extrajudicial de Ofício Único de Loreto foi o último cartório inspecionado pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA), com o objetivo de aperfeiçoar a prestação dos serviços à população residente nessa comarca.

O cartório recebeu a visita da equipe de inspeção da CGJ no período de 14 a 18 de fevereiro, com o objetivo de analisar a qualidade da prestação dos serviços, o cumprimento da legislação do setor e dos atos obrigatórios e as condições do atendimento ao público, dentre outros itens analisados.

A inspeção no cartório de Loreto foi determinada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, após visita técnica que realizou no período de 20 a 24 de setembro de 2021, em sua passagem pelas comarcas de municípios de Balsas, São Raimundo das Mangabeiras, São Domingos do Azeitão, Pastos Bons, São João dos Patos e Barão de Grajaú.

PENDÊNCIAS

Na visita foram observadas pendências quanto ao cumprimento da prestação de dados relacionadas aos sistemas de controle do serviço extrajudicial monitoradas pela Corregedoria, números da arrecadação, fornecimento de certidões, inadimplência com fundo de custeio SREI e a necessidade de melhoria no canal de atendimento com o  público – este último item alvo de reclamações recebidas pela Coordenadoria das Serventias da Corregedoria.

Após uma semana de trabalhos de inspeção no cartório, o juiz Anderson Sobral de Azevedo, coordenador, fez uma reunião de avaliação dos trabalhos, com a com a tabeliã Maria de Jesus Martins Carneiro, titular estável no serviço público e a equipe de funcionários, e repassou orientações da CGJ.

ORIENTAÇÃO

Na reunião, o juiz frisou a importância da inspeção como instrumento de orientação e aperfeiçoamento dos serviços cartorários, além da fiscalização, com o objetivo de alcançar a evolução dos serviços prestados ao cidadão.

“Em Loreto, enfatizamos, principalmente, a importância da manutenção, atualização e regularidade dos sistemas informatizados porque constatamos na visita técnica um nível de deficiência na atualização das informações. Na inspeção verificamos que o cartório avançou nessa questão, mas não o suficiente. Também há necessidade de melhoria na conservação do acervo”, disse o juiz.

Os trabalhos de inspeção tiveram o apoio dos servidores João Paulo Souza, chefe da Divisão de Correições e Inspeções e os funcionários Thiago Bogéa, Klayton Noboru e Vitória Colvara.