.

Centro de Referência da Juventude de Caxias certifica 80 alunos em parceria com o IEMA

Na tarde desta sexta-feira (11), a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), em parceria com o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), certificou 80 estudantes do Centro de Referência da Juventude de Caxias. A solenidade destacou os formandos de dois cursos ofertados pelo Centro de Referência de Juventude (CRJ), onde foram certificados 40 estudantes de Web Design e 40 de Edição de Vídeo, totalizando 80 estudantes formados pelo CRJ.

Na ocasião, estiveram presentes a secretária estadual da Juventude, Tatiana Pereira; a coordenadora municipal da Juventude de Caxias, Kátia Braga, e o deputado Adelmo Soares. O CRJ é um equipamento faz parte da Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude (Seejuv), no qual proporciona a juventude maranhense o acesso a bens culturais, artísticos e democráticos, fomentando a participação de atividades tecnológicas e profissionalizantes, e estimulando o desenvolvimento da formação pessoal, profissional e política do cidadão.

O formando Paulo Henrique conta como foi o seu processo de realização do curso e a importância de se ter uma Secretaria de Juventude. “Não conhecia nenhum centro de juventude, e ter um centro que permite capacitações, permite a entrada de muitos jovens ao mercado de trabalho, ele traz utilidades para o dia a dia dos jovens. Saber que existe uma Secretaria de Estado da Juventude é muito importante porque trabalhar políticas públicas é trazer oportunidades para jovens como eu”, comentou.

O coordenador do Centro de Referência de Juventude, Emanuel Vitor, enfatizou o momento como histórico para a juventude caxiense. “Hoje está acontecendo, no Centro de Referência de Juventude, um momento histórico, um momento muito especial, é gratificante formar duas turmas, tanto de Web Design como de Edição de Vídeo, um grande momento para a juventude de Caxias”, enfatizou.

Prestigiando o evento de certificação, a coordenadora municipal de Juventude da cidade de Caxias, Kátia Braga, declarou que a capacitação se soma às demais políticas de juventude desenvolvidas dentro do município, e qualificar a juventude em um cenário pandêmico é de extrema ajuda para os jovens caxienses.

“O Centro vem para somar com as demais políticas que o município já oferta para juventude e eu acho que nesse momento ainda pandêmico, esses cursos de qualificação profissional vão ajudar bastante a nossa juventude que foi tão impactada com a questão da pandemia, que possam retomar suas vidas agora aproveitando mais com cursos que são bem atualizados, que estão conectados com o momento, principalmente relacionado ao mundo virtual, que pode contribuir para uma geração de renda bem mais rápida e inserção deles no mercado”, declarou.

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, falou do importante ato realizado na entrega das certificações para os jovens de Caxias, além da entrega de novos equipamentos para o Centro de Juventude. 

“Aqui em Caxias aconteceu o importante ato, que foi a certificação dos alunos que fizeram cursos aqui no Centro de Juventude em parceria com o IEMA em Caxias. A gente fica muito feliz de poder conseguir esse importante projeto, de apresentar perspectiva de vida para essas juventudes, são 80 jovens certificados hoje, e a gente fica muito feliz de ter essa importante parceria inclusive com o deputado Adelmo Soares que deu um importante apoio aqui e investimento inclusive transformando isso em realidade, e a Seejuv tem buscado viabilizar ainda mais esse espaço para fortalecer ainda mais a juventude. Com certeza será possível avançar com outros cursos que ainda acontecerão no CRJ, além de conseguir avançar em outras áreas como de dança, na área do esporte”, declarou.