Centro de Hemodiálise São Luís reforça cuidados contra o Covid-19 e mantém atendimentos

O Centro de Hemodiálise São Luís reforçou os cuidados com funcionários e pacientes para enfrentar a pandemia. Com as medidas, o Governo do Estado garante maior segurança à saúde dos pacientes que precisam da continuidade dos serviços. Com o cenário atípico, o esforço da Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem sido redobrado para garantir a manutenção dos serviços essenciais à saúde.

A diretora administrativa do Centro, Patrícia Ferreira, explica que agora os cuidados estão redobrados. “Com toda essa pandemia que enfrentamos atualmente, estamos tomando todos os cuidados necessários tanto com nossos funcionários, quanto com os nossos pacientes, fazendo o uso dos EPIs necessários para os atendimentos e disponibilizando, também, equipamentos para os pacientes. Estamos incentivando a correta higienização das mãos e dos rostos para evitar ao máximo a contaminação”, disse.

Com os pacientes, o cuidado está sendo extremo, visto que na sua maioria são idosos e pessoas com doenças autoimunes. Ao longo das últimas semanas, foram realizadas palestras informativas sobre o Covid-19, destacando, principalmente, os sintomas e as formas de contágio. Ainda de acordo com a direção do Centro, outras medidas também foram tomadas, entre elas, a diminuição de acompanhantes na sala de espera, a redução da quantidade de visitantes e o distanciamento seguro das cadeiras tanto da sala de espera, quanto da hemodiálise.

Uma triagem também está sendo realizada com os pacientes sempre antes do começo das sessões de hemodiálise, a entrevista é realizada pelo médico e a enfermeira de plantão, onde também é aferida a pressão arterial e medida a temperatura corporal do paciente. Caso ele esteja gripado segue para uma sala especial, separado dos demais. Ainda não há registro de paciente infectado com o novo coronavírus, no entanto, o Centro de Hemodiálise São Luís já está disponibilizando uma sala específica, com o devido isolamento, para o atendimento adequado aos casos suspeitos.

Sobre o Centro

O Centro de Hemodiálise São Luís funciona em três turnos, de segunda a sábado. Instalado na Rua Castro Alves, no Monte Castelo, atrás do Hospital Nina Rodrigues, a unidade é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). O Centro conta com 25 cadeiras de diálise e tem capacidade para atender diariamente 150 pacientes que sofrem com doença renal crônica vindos de todo o Estado.

O Centro conta com consultório, sala de estabilização, implante de cateter, atendimento multiprofissional com nutricionistas e outros profissionais da saúde, farmácia, sala de nutrição para pacientes e acompanhantes e sala de esterilização de materiais. É composto por equipe formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais. Os atendimentos do Centro de Hemodiálise são regulados pela Central de Regulação de Diálise do Estado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.