Centro de Hemodiálise de Pinheiro completa um ano com mais de 225 mil atendimentos e procedimentos

“Hoje, eu posso fazer meu tratamento no Centro de Hemodiálise de Pinheiro, perto de casa, e isso é muito bom”, comemora Walter Cleyson, de 29 anos. Walter é um dos 170 pacientes atendidos, mensalmente, pelo Centro de Hemodiálise de Pinheiro que, quarta-feira (4), completou um ano de funcionamento.

Referência em tratamento na Baixada Maranhense, o Centro de Hemodiálise de Pinheiro realizou 20.159 sessões de diálise e contabiliza 225.031 atendimentos entre consultas, procedimentos de enfermagem e outros. A unidade, que integra a rede de assistência da Secretaria de Estado da Saúde (SES), atende pacientes com insuficiência renal aguda da Baixada Maranhense e litoral, que necessitam realizar diálise. 

Para a diretora administrativa, Iasmym Cordeiro, é perceptível ver o bem-estar dos pacientes durante esse ano de funcionamento. “É de grande satisfação em um ano realizarmos tantas sessões, e essa é uma conquista conjunta com a Secretaria de Estado da Saúde e o Instituto Acqua. Hoje atendemos 170 pacientes por mês, porém nossa capacidade é de 240. É importante ressaltar que os nossos profissionais são cruciais para os resultados positivos que temos”, declarou a diretora. 

Com o início do Centro de Hemodiálise de Pinheiro, pacientes como dona Luzia Vieira, que residem em Pinheiro ou cidades da região, não precisam se deslocar, em média quatro horas, para realizar a sessão de diálise – hoje podem continuar o tratamento próximos de suas casas e familiares. “Desde a inauguração, o Centro de Hemodiálise foi um grande benefício que eu e outras pessoas que precisam das sessões ganhamos, e com essa facilidade de localização voltei para minha cidade, em Centro Novo. Agora venho três vezes na semana e faço as sessões. Sou grata por todo atendimento que é prestado aqui”, diz a paciente Luzia Vieira da Costa, de 45 anos. 

Opinião compartilhada pelo pescador Ivanildo de Ribamar, de 46 anos, morador da cidade de Mirinzal, o pescador conta que gastava em média quatro horas para ir e outras quatro horas para voltar do tratamento que, antes, era realizado em São Luís. “Minha vida melhorou muito depois que vim fazer meu tratamento aqui no Centro de Hemodiálise de Pinheiro. Como a distância é menor, posso vir de carro próprio e voltar no mesmo dia para casa, sem precisar ficar de favor na casa dos outros como fazia antes”, comenta o paciente Ivanildo de Ribamar.

Atendimento

Com 40 cadeiras funcionando nos três turnos, o centro realizou 225.031 atendimentos. Tratamento dialítico foram 20.159; consultas multidisciplinares foram 144.356; procedimentos cirúrgicos em nefrologia contabilizaram 45; Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) chegaram a 15.003. Em um ano de funcionamento, o Centro contabilizou 75.468 procedimentos de enfermagem.    

Uma sessão de hemodiálise prevê cerca de 15% do trabalho dos rins. A duração aproximada de cada sessão é de quatro horas, e o paciente com Insuficiência Renal Crônica (IRC) habitualmente necessita de três sessões por semana. Hemodiálise é o procedimento realizado por meio de máquina que filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer.  

O Centro de Hemodiálise de Pinheiro funciona de segunda a sábado, das 7h às 20h. Foi instalado na área ao lado do Hospital Regional Dr. Jackson Lago, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Conta com recepção, sala de diálise, sala de implantação de cateter, sala de estabilização, copa e também dispõe de equipe com enfermeiros, técnicos, médico nefrologista e equipe multiprofissional com nutricionista, psicólogo e assistente social. O Instituto Acqua realiza a gestão do Centro de Hemodiálise de Pinheiro.