Centro de Especialidades aumenta oferta de consultas

Com a retomada dos atendimentos em dezembro, após flexibilização de decretos da Covid-19, o Centro de Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz, CEMI, nos Três Poderes, da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, ampliou a oferta de consultas e passou a disponibilizar uma nova especialidade: pneumologia.

“Nós ampliamos em 20% as consultas que vinham sendo oferecidas. Por exemplo, se nós oferecíamos 20 consultas por período, agora são 30 por período (manhã e tarde) variando de especialidade para especialidade, claro”, exemplificou a nova coordenadora do CEMI, Thamisa Fialho.

Na urologia, especialidade que eram oferecidas 60 consultas por mês, agora são 80 consultas por profissional, um total de 7 médicos urologistas. Com pediatras, a quantidade passou de oito para 15 atendimentos, situação que contemplou também todas as outras especialidades.

Thamisa Fialho destaca que a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu uma grande aquisição com a contratação de uma pneumologista que começou atender em dezembro. “Começamos com essa nova especialidade, o que tem sido muito importante porque a pandemia ainda não acabou e ainda não temos acesso à vacina contra Covid-19. Como muita gente ficou com sequelas, a pneumologista veio muito a acrescentar no cuidado com a população”, ressaltou.

Outra novidade destacada pela coordenação foram os atendimentos que são disponibilizados para alergista pediatra. Este profissional já atende há alguns meses, além da ampliação do acesso aos exames de eletrocardiograma, de 12 para 20, em cada período.

Números

Thamisa Fialho lembra que em julho o CEMI retomou os atendimentos após publicação de mais um decreto de flexibilização da Covid-19, mas passou a atender com 50% de sua capacidade, além de adotar todas as medidas sanitárias necessárias. Em dezembro tudo voltou ao normal em termos de atendimento ao público, com a oferta das consultas de especialidades, pequenas cirurgias, eletrocardioagramas e algumas cirurgias gerais.

De agosto à novembro foram realizados 10.113 atendimentos e, só em dezembro, foram 2.126.

No mês de dezembro, mesmo com a retomada plena dos atendimentos, não houve grande aumento porque é um mês de pouca procura, devido às festividades de fim de ano. “Nesse período o fluxo diminuiu, mas nós queremos lembrar que não fechamos nem dia 24 e nem dia 31, o atendimento se manteve”, frisou.