Cemulher realiza ação na Emap
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar-Cemulher, do Tribunal de Justiça do Maranhão realizou na última quinta-feira (10), um momento de diálogo sobre Masculinidades, Prevenção à Violência contra as Mulheres e Autocuidado, para colaboradores de diversos setores da Empresa Maranhense de Administração Portuária- EMAP.
A palestra foi mediada pela servidora Edla Ferreira, Analista Judiciária-Psicóloga e pelo estagiário de Psicologia, da Universidade Federal do Maranhão, Thales Pinheiro, com a participação do coordenador Administrativo da Cemulher, Arthur Darub. A ação foi realizada no auditório da sede da empresa, localizada no Porto do Itaqui e abordou conteúdos sobre violência de gênero, masculinidades, Lei Maria da Penha, paternidade, autocuidado.
A atividade, articulada com a Gerência de Responsabilidade Social, CIPA, Coordenação de Saúde e Comitê de Diversidade da EMAP, ressalta a parceria firmada entre a Cemulher e a Empresa, desde o ano de 2019, por meio do projeto Valoriza Mulher. O momento integrou a programação do “Novembro Azul” e também faz parte das estratégias de execução do Programa Homem Consciente, desenvolvido pela Cemulher desde o ano de 2021.
O Programa Homem Consciente utiliza estratégias educativas para conscientizar os homens sobre os impactos de comportamentos sexistas e violentos na sua própria vida, saúde e nas suas relações domésticas e familiares, como forma de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres e construção de uma cultura de paz.