Celebração promovida pela Funac ressalta diversidade religiosa e integração dos servidores

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) promoveu uma celebração ecumênica de Ação de Graças, na sede administrativa da instituição, para agradecer pelos avanços e conquistas do sistema socioeducativo no ano de 2022. O evento contou com a presença dos servidores e de autoridades religiosas: Jô Brandão, da religião de Matriz Africana; do padre Hélio de Jesus, da Paróquia de São Roque – Lira; e do pastor Éber Batista – Igreja Batista em Vila Palmeira, que transmitiram uma palavra de fé para os profissionais que atuam no sistema socioeducativo.

A celebração ecumênica teve como objetivo a integração dos servidores, bem como proporcionar um momento de reflexão sobre a importância de cada profissional no desempenho de sua função.

Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia foi um momento de agradecer pela vida e saúde dos socioeducandos, servidores e familiares. “A celebração foi repleta de momentos especiais com respeito à diversidade religiosa dos servidores. Um momento de agradecermos por tudo que conquistamos durante o ano de 2022, fruto da união dos servidores e do compromisso de cada servidor para que cumpríssemos nossa missão institucional com êxito. O momento de celebração ecumênica respeitou as várias crenças que existem no âmbito da sociedade”, afirmou.

A Ialorixá e coordenadora do Coletivo Dan Eji, Jô Brandão, destacou que a celebração ecumênica é o período de exercício da diversidade religiosa. “O Brasil é um país diverso no seu povo e na sua religiosidade. É o momento de revermos os nossos conceitos e preconceitos e estarmos abertos para compartilharmos o que cada um tem, congrega e cultua. E, no final, reconhecer que todos nós cultuamos Deus cada um do seu jeito, que nós da Matriz Africana chamamos de Oludumarê”, explicou.

O pastor Ebér Batista, da Igreja Batista em Vila Palmeira, agradeceu o convite e falou da importância da diversidade religiosa. “Com amor e respeito que conseguimos compartilhar pautas e objetivos comuns que a Funac representa. O amor é um bem que deve ser lutado por ele. Nós temos aqui pessoas comprometidas com desenvolvimento do ser humano, que pode ser alcançado e transformado pelo amor. Que possamos amar como Jesus amou”, enfatizou.

O padre Hélio de Jesus, da Paróquia de São Roque – Lira, pediu a graça divina de Deus em todos os setores da vida dos presentes na celebração. “É importante estarmos unidos em oração e que tenhamos humildade. Todos nós temos um pensamento diferente, mas todos nós somos filhos de Deus. É importante estarmos sempre unidos em oração e que tenhamos humildade para exercer a nossa vocação”, comentou.

Queimação de Palhinhas

Para encerrar as comemorações do ciclo natalino, a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) reuniu toda a comunidade socioeducativa para a tradicional Queimação de Palhinhas, em alusão ao Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro. Esse é o 28º ano da celebração de palhinhas promovida pela Funac, através da Unidade Setorial de Administração (USA). A Queimação de Palhinhas aconteceu última terça-feira (17), na sede da Funac.