CD Havan investe R$100 milhões em sistema exclusivo de logística

A rede de lojas Havan cresce em ritmo acelerado e para seguir se desenvolvendo, a empresa investe constantemente em tecnologia e inovação. Prova disso, é a implantação do novo Sistema de Armazenamento Automatizado Autoportante, da SSI SCHAEFER, no Centro de Distribuição, em Barra Velha (SC). Único deste modelo montado no mundo, o investimento foi de R$100 milhões.

Trata-se de um sistema destinado à movimentação e armazenagem automática das cargas e produtos paletizados. Composto por 36 mil posições porta paletes, equivalentes a produtos para 900 caminhões e 8 transelevadores (robôs) de última geração, produzidos com tecnologia alemã, a ferramenta garante o abastecimento ágil e preciso das 159 megalojas Havan.

O desenvolvimento, concepção e execução do projeto levou cerca de 1 ano e envolveu profissionais de 7 nacionalidades, como Argentina, Brasil, Romênia, Eslovênia, Alemanha, Áustria e Polônia. Com 110 metros de comprimento, 30 metros de altura e 1.425 toneladas de material para a construção, foi preciso 130 contêineres para transportar todo o equipamento.

Com o novo sistema é possível separar 3 mil caixas de produtos por hora e a tecnologia aumenta significativamente a produtividade do Centro de Distribuição, diminui erros e traz agilidade para as entregas. O sistema também é o único no mundo onde o colaborador trabalha dentro do equipamento. “A tecnologia sempre fez parte do DNA da Havan e cada vez mais está presente em nosso dia a dia. É uma importante aliada para que sigamos revolucionando o varejo brasileiro. A nossa logística está sempre um passo à frente de tudo o que fazemos, para que possamos seguir investindo em nosso país, atendendo com qualidade e agilidade cada um dos nossos clientes”, afirma o dono da Havan, Luciano Hang.

Ampliação CDH

Além do investimento em tecnologia, a Havan concluiu recentemente as obras que ampliaram em 50% a estrutura do Centro de Distribuição. O espaço passou a contar com 200 mil m² de área construída. O CDH é considerado o mais moderno e tecnológico da América Latina. Atualmente, atuam no local cerca de 1.500 colaboradores e são separados mais de 15 mil caixas de produtos por hora para abastecer 400 carretas, que saem diariamente com destino as megalojas espalhadas pelo Brasil.