Catadores de materiais recicláveis de Paço do Lumiar recebem maquinário do Governo do Estado

O trabalho da coleta seletiva em Paço do Lumiar, agora, ficará bem melhor. Nesta quinta-feira (13), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e da Econômica Solidária (Setres), entregou maquinários aos catadores da cooperativa de materiais recicláveis do município. A iniciativa tem o objetivo de melhorar a produtividade do grupo e aumentar a geração de renda aos trabalhadores.

Os catadores receberam equipamentos como prensa, balança, esteira, carrinho de coleta, luvas, capacetes, óculos de proteção, máscaras com filtro e botas, para manuseio, organização e processamento dos resíduos comercializados pela cooperativa.

A iniciativa prevê ainda a capacitação em gestão de resíduos sólidos, associativismo e cooperativismo aos trabalhadores. As ações são desenvolvidas por meio do projeto Pró-Catador, que beneficia mais 1800 catadores de 19 cooperativas e associações, em 15 municípios do estado.

A presidente da Cooperativa de Materiais Recicláveis (Coopcare), Ionete Silva, afirma que, com a estrutura, o grupo vai poder fazer a triagem dos materiais para comercializar com preço justo e sem ter perdas de lucros. Segundo dados da equipe técnica da Setres, a cooperativa recolhe uma média de 20 toneladas de resíduos mensalmente.

O secretário de Estado de Trabalho e da Econômica Solidária, Jowberth Alves, reafirma o compromisso do Governo do Maranhão com a categoria e fala sobre expectativas para o projeto: “Vamos concluir essa etapa e agregar mais valor ao trabalho de catação, para iniciarmos uma nova fase com a expansão do projeto no estado”, acrescentou.

“Esta é uma parceria interinstitucional que garante transporte dos materiais, galpão para alojamento, equipamentos, capacitação e qualificação aos catadores. Lanço o desafio de tornarmos esta cooperativa em uma referência no segmento”,  pontua o juiz de Direito, Douglas de Melo, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, presente na solenidade.

O momento contou também com a presença do subsecretário e da secretária adjunta do Trabalho, Genilson Alves e Jordânia Pessoa; da prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo; representantes do Ministério Público Estadual (MPMA), da Agência Executiva Metropolitana (AGEM) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.