O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Casamentos Comunitários oficializa união civil de 112 casais em São Bento e Palmeirândia

A Comarca de São Bento realizou, nos dias 21 e 22 de outubro, três cerimônias do projeto Casamentos Comunitários, contemplando casais que residem nos municípios de São Bento, Palmeirândia e Bacurituba. Ao todo, 112 uniões civis foram oficializadas, sendo 78 casais em São Bento e 34 em Palmeirândia, termo judiciário da comarca do município. 

As celebrações foram conduzidas pela magistrada Karen Borges Costa, juíza titular da Comarca de São Bento, e pelos magistrados Felipe de Queiroz Villarroel, juiz da Comarca de Pastos Bons e substituto da 27ª Zona de São Bento, e Ivis Monteiro Costa, juiz titular da 2ª Vara de Barreirinhas. Os eventos contaram ainda com a presença de prefeitos, vereadores, autoridades locais e representantes religiosos.

Em São Bento, as cerimônias foram realizadas na terça-feira (21/10), em dois momentos. A primeira, às 9h, ocorreu na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, reunindo 28 casais. A segunda, foi realizada às 17h, no Campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Na ocasião, a juíza titular Karen Borges Costa, ressalta a importância do projeto. “Presenciamos a união de jovens e de casais de mais idade, alguns com netos e bisnetos, que tiveram a oportunidade de celebrar o casamento civil graças a esse belíssimo projeto”, pontuou a magistrada. O prefeito de São Bento, Dino Penha, destacou a relevância da aproximação do Judiciário com a sociedade por meio de ações sociais, como o Casamentos Comunitários.“Estamos participando da vida de mais de 60 casais presentes, trazendo alegria para nossa população”, afirmou o prefeito. 

Ao todo, 78 casais celebraram a união civil, reunindo dezenas de familiares e convidados. Entre os participantes, destacaram-se o casal mais idoso, Joaquim Silvestre Rodrigues (71 anos) e Vitória Vitalina Soares Birino (72 anos), e o mais jovem, Wanderson Bismark Costa Penha (20 anos) e Hyane Karolyne Mendes Penha (20 anos).

Em Palmeirândia, a cerimônia aconteceu na quarta-feira (22/10), no Ginásio de Esportes da cidade, e contou com a união de 34 casais, que disseram “sim” perante os juízes, amigos e familiares, em um momento marcado por emoção e celebração coletiva. O casal mais idoso foi formado por Raimundo Marçal Silva (65 anos) e Nelcy Telma Gomes Silva (66 anos), enquanto os mais jovens foram Marcos Vinícius Câmara dos Santos (21 anos) e Fabíula Soares Pereira (20 anos).