Casamento comunitário celebra união de 300 casais em Grajaú

Um casamento comunitário foi realizado dia 28 de setembro, às 18h, no Estádio Municipal do bairro Rodoviária, em Grajaú. A cerimônia reuniu 300 casais da comunidade, incluindo dois casais da etnia Guajajara, que moram na região da comarca.

A juíza Nuza Oliveira Lima, titular da 2° Vara de Grajaú, organizou o casamento comunitário em parceria com o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais da cidade, que realizou a habilitação dos casais, e Prefeitura Municipal, que contribuiu na montagem da estrutura do evento.

O desembargador Marcelino Chaves Everton, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, representou o presidente, desembargador Paulo Velten.

“Estou muito feliz por estar realizando esta cerimônia com tantos casais aqui em Grajaú, és prazeroso ouvir deles que, através do projeto casamento comunitário, puderam realizar seu sonho de oficializar sua união”, disse a juíza. 

A juíza titular contou com a colaboração de colegas de outras comarcas, que participaram celbrando a união civil dos casais. Atuaram nas celebrações os juízes Alexandre Magno (1ª Vara de Grajaú); Selecina Henrique Locatelli (2ª Vara Criminal de Açailândia); Ana Beatriz Jorge (1° Vara da Família de Imperatriz); Rômulo Lago (1ª Vara de Vitorino Freire); Tonny Carvalho Araújo Luz (2ª Vara de Balsas); Silvio Alves Nascimento (Colinas); Felipe Soares Damous (1ª Vara de Buriticupu) e Bruno Nayro de Andrade (1ª Vara de Estreito).

Um palco foi montado para acomodar os nove juízes, e as autoridades convidadas para a cerimônia. Os noivos entram no estádio acompanhados de daminhas e pajens e os especiais receberam brindes ao final do evento. A solenidade foi encerrada com uma queima de fogos para celebrar a data especial para noivos e noivas.

CASAIS ESPECIAIS

Alguns casais foram escolhidos para representar os demais, com assento especial. O mais jovem, com o noivo com 19 anos, Paulino Guajajara, e a noiva de 17 anos, Diana Paulino Guajajara. E o mais idoso: Maria Hilda de Sousa, 74, e João Mariano de Souza, 73.

Entre os casais, um já conviviam havia 28 anos em união estável – Francisco Barros dos Santos e Antônia de Jesus de Sousa. Outro casal espera a chegada de um filho, a noiva, Thuany Vitória Santos, grávida de oito meses do noivo Vinícius Carvalho Silva.

José de Ribamar Gomes Filho Guajajara e Deusimar Lima Guajajara, representaram a etnia dos indígenas Guajajara na cerimônia.