Casal separado há 24 anos oficializa divórcio na Caravana da Conciliação

Um casal separado há 24 anos participou da abertura da Caravana da Conciliação Itinerante, na Cidade Operária, nesta segunda (30/11), e conseguiu, finalmente, se divorciar, amigavelmente. A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

A cozinheira Maria Tomázia dos Santos tomou conhecimento da Caravana da Conciliação e aproveitou a oportunidade, logo na abertura do evento, para resolver essa situação antiga com o ex-companheiro. 

Maria Tomázia disse que nem imaginava solucionar essa questão de forma tão rápida, simples, gratuita e por videoconferência, durante uma pandemia. “Já queria me divorciar há muito tempo, mas não conseguia, inclusive por conta de questões financeiras. Quando soube deste evento da Justiça, aproveitei a oportunidade e agendei logo meu atendimento. Estou muito feliz por ter conseguido resolver essa questão de forma amigável. Afinal, o diálogo é sempre o melhor caminho pra tudo nesta vida”, expressou.

O ex-companheiro, que estava em São Bento (MA), participou da sessão de conciliação por videoconferência. A audiência foi conduzida pelo conciliador Luís Augusto Cunha, servidor do TJMA e devidamente capacitado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O coordenador do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA, juiz Alexandre Abreu, ressalta que a Caravana, a principal novidade da Semana Nacional de Conciliação no Maranhão, neste ano, visa expandir os atendimentos à população maranhense.

“Com a Caravana da Conciliação Itinerante, a Justiça vai até à comunidade para resolver seus conflitos, de forma rápida, simples e sem burocracia. E nada melhor do que terminar o ano com aquele velho problema resolvido”, frisou o juiz.

CARAVANA

A iniciativa acontece até esta sexta-feira (4) durante a XV Semana Nacional de Conciliação. Além da Cidade Operária, a Caravana também irá atender os moradores de Santa Rita, no Centro de Convenções José Gonçalo, nesta terça (1º/12); bairro Anjo da Guarda, no Parque Botânico da Vale (2/12); São José de Ribamar (3/12), no Liceu Ribamarense, e Raposa (4/12), no Salão do Tribunal do Júri do Fórum da cidade. O horário de atendimento é das 8h às 18h, com exceção do dia no Parque da Vale, que será das 8h às 16h30 (com entrada no local até as 16h).

PARCERIA

A Caravana da Conciliação Itinerante é promovida pelo TJMA em parceria com a Defensoria Pública, Ministério Público e a Procuradoria Geral do Estado. Conta com o apoio da Companhia Vale do Rio Doce e da Cemar.

SEMANA

A Semana Nacional de Conciliação foi aberta, oficialmente, no Maranhão, nesta segunda-feira (30/11), por meio de solenidade virtual realizada pelo Youtube do Tribunal de Justiça do Maranhão (youtube/tjmaoficial). O evento, conduzido pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo; corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten Pereira; e pelo presidente do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA, desembargador José Luiz Almeida, contou com a presença de representantes de instituições parceiras.

Promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais, a iniciativa visa incentivar a solução de questões por meio do diálogo, do acordo, com vistas à pacificação social. A edição deste ano terá como tema “Conciliação: menos conflito, mais resultado”.

No Maranhão, as ações da SNC ocorrem em todo o Estado. Em São Luís, as sessões de conciliação e os atendimentos em geral também acontecem nos principais centros de solução de conflitos (Cejusc’s), no Tribunal de Justiça, no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau) e em juizados.

PREVENÇÃO

A coordenadora do Nupemec do TJMA, Ana Larissa Serra, informa que durante o evento, o Judiciário está respeitando todas as medidas preventivas em relação à Covid-19, como distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. Informa, ainda, que para participar da Semana, o cidadão deve estar, obrigatoriamente, usando máscaras.

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações: Telejudiciário (98) 3194.5555; 0800-7071581; e-mail conciliar@tjma.jus.br; (98) 3198.4558 (WhatsApp Business).