Casa da Criança e Casa Abrigo recebem doações de 800 máscaras

A campanha “Doe Máscaras”, promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por iniciativa do Núcleo de Gestão Socioambiental, arrecadou mais de 12 mil máscaras reutilizáveis para distribuição em instituições de acolhimento do Estado, entre os dias 5 e 20 de outubro.

As primeiras doações aconteceram nesta terça-feira (3), no Gabinete da Presidência do TJMA, quando o presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo e o coordenador do Núcleo de Gestão Socioambiental, desembargador Jorge Rachid, entregaram 450 máscaras reutilizáveis para a Casa Abrigo e 350 máscaras para a Casa da Criança “Menino Jesus”.

Durante a entrega, o desembargador Lourival Serejo afirmou que como presidente da Corte de Justiça sempre acolherá iniciativas de solidariedade. “Devemos ter sempre um olhar solidário ao outro, ao irmão, ao próximo, e ter esse comportamento atento às ações sociais de compartilhamento com aqueles que necessitam”, frisou o presidente.

O desembargador Jorge Rachid confessou estar emocionado em estar fazendo a entrega das máscaras e agradeceu o apoio do presidente à campanha. “Estou emocionado e grato à sensibilidade de todos os que participaram e ao apoio do presidente Lourival Serejo, que tem tido um olhar diferenciado às questões sociais, sempre com o espírito humano de doação e disponibilidade”, afirmou o magistrado.

Jorge Rachid também registrou a participação da avó da servidora Danielle Limeira, Raimunda Franco Durans, que aos 82 anos, confeccionou 60 máscaras para doação, ao se sentir comovida em poder ajudar e exercer sua cidadania. “Quero destacar a participação dela, porque, por iniciativa própria, doou 60 máscaras. Detalhe: ela não comprou, mas fez com suas próprias mãos. Agradeço pela bondade e fraternidade de Dona Raimunda”, declarou.

A coordenadora administrativa da CEMULHER, Danielle Bittencourt – quem recebeu as másaras destinadas à Casa Abrigo – enfatizou a importância da entrega das máscaras às mulheres e crianças vítimas de violência ou em situação de risco, acolhidas na Casa Abrigo do TJMA. “A Casa abrigo é uma de nossas frentes de trabalho, receber as doações é um gesto de muito carinho para com essas mulheres que sofrem”, salientou. No ato, Danielle Bittencourt representou o coordenador da CEMULHER, desembargador Cleones Carvalho Cunha.

A sub-chefe de Gabinete da Presidência, Niura Freire de Dea – representando a coordenadora da Casa da Criança, desembargargadora Cleonice Freire – acompanhada da supervisora da Casa da Criança, Mariana Gusmão, receberam em mãos as 350 máscaras, que serão utilizadas na instituição. Atualmente, a Casa da Criança “Menino Jesus” acolhe 25 crianças.

Também participaram da solenidade de entrega, o juiz Ferdinando Serejo, o diretor-geral do TJMA, Mário Lobão, a supervisora do Núcleo Socioabiental, Jaciara Silva e a auxiliar judiciária, Roseline Costa de Araújo.