Carnaval 2024: turistas são recebidos com festa no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado

Para dar boas-vindas aos turistas e foliões que chegam à capital maranhense para curtir o Carnaval 2024, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) preparou uma recepção festiva no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís. De 7 a 9 de fevereiro, os visitantes foram recebidos com shows de grupos carnavalescos locais e blocos tradicionais, transformando o desembarque em uma animada festa.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, ressaltou a relevância do evento para promover a cultura e a hospitalidade maranhense. “Neste momento de grande alegria, o Governo do Estado do Maranhão, em parceria com as Secretarias de Estado do Turismo e de Cultura, realizou ações no aeroporto de São Luís para recepcionar os turistas, exibindo o brilho da cultura local e destacando a programação diversificada do Carnaval. Além disso, é uma oportunidade para apresentar a programação dos circuitos Beira Mar e Litorânea, repletos de atrações”, enfatizou.

Na quarta-feira (7), os viajantes foram calorosamente recebidos pela empolgante apresentação dos grupos Bicho Terra e Os Vampiros, que agitaram o saguão do aeroporto com muito ritmo.

A turista natural de Salvador, Maria Caldas, ficou admirada com a recepção. “Uau, é maravilhoso e muito lindo, lembra um pouco a Bahia, mas com um estilo diferente. É a primeira vez que viemos aqui com a família e já estamos adorando a recepção. Agora, meu marido, minha filha, meu filho e eu vamos explorar a cidade e planejamos visitar os Lençóis Maranhenses no final de semana”, disse. 

André Gutemberg, guia com 24 anos de experiência, foi dar as boas-vindas a um grupo de 20 pessoas de Salvador, que vieram tanto para desfrutar do Carnaval quanto para explorar os encantos dos Lençóis Maranhenses. “Todos ficaram encantados com a calorosa recepção aos turistas, essa iniciativa é muito acolhedora e hospitaleira. A Setur-MA, o Governo do Estado e todos os grupos estão de parabéns por essa ação”, ressaltou.

Daniel Carvalho, que é natural do Maranhão, estava em Recife a trabalho e decidiu aproveitar o Carnaval em sua terra natal. “A minha chegada já foi impactante. Comecei a filmar desde a entrada e durante o desembarque. Achei ótima a ideia de ir ganhando presentes e assistindo ao mesmo tempo. Realmente muito legal”.

Na quinta-feira (8), os turistas e visitantes foram agraciados pela apresentação do Grupo Lamparina, às 11h, e com o desfile do Bloco Tradicional Os Apaixonados, a partir das 14h.

O vice-presidente do bloco Os Apaixonados, Diego Alberto expressou a emoção de compartilhar a cultura maranhense com aqueles que estão visitando a região. “É uma grande honra para nós receber esse convite da Secretaria de Cultura e da Setur-MA, em parceria com o Governo do Estado. Mostrar a nossa cultura é sempre muito gratificante, pois o ritmo único que temos aqui é exclusivamente nosso, ninguém mais possui algo assim. Estamos muito felizes em estar aqui, apresentando esse trabalho e compartilhando nossa cultura com todos”.

A animação prosseguiu até essa sexta-feira (9), com a presença de grupos carnavalescos como Bicho Terra e o bloco Os Brasinhas, que abrilhantaram a recepção.

Na sua chegada ao Maranhão nesta sexta-feira (9), o cantor Zé Vaqueiro se juntou à calorosa recepção da Setur-MA e fez uma breve apresentação, mostrando muita simpatia e presenteando os presentes com uma performance musical, que incluiu a toada do boi da Maioba.

A maranhense, Livia Rufino, natural de Imperatriz, estava fazendo uma conexão em São Luís e teve a oportunidade de vivenciar um pouco do Carnaval. “Como boa maranhense, sei que a recepção sempre é muito calorosa, afinal, um maranhense é assim: receptivo, hospitaleiro e carnavalesco”.

Segundo Ruan Tavares, secretário adjunto de Turismo, a capital maranhense é frequentemente visitada por turistas de várias regiões do Brasil e do exterior, todos ansiosos para participar da animação do Carnaval. “Quem chega ao Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, já consegue sentir a atmosfera da maior festa de rua do mundo”.

Além dos eventos no aeroporto, a Setur-MA está ativa em todos os Centros de Atendimento ao Turista (CAT), oferecendo orientações e promovendo as programações culturais desenvolvidas em colaboração com as secretarias de Estado da Cultura e Comunicação. Espera-se que os visitantes se integrem ao Carnaval, às tradições locais e às expressões culturais, além de desfrutarem das performances de artistas nacionais vindos de outras regiões do país.

Durante esse período festivo (8, 9 e 10), também estão sendo conduzidas pesquisas pelo Observatório do Turismo do Maranhão (Setur-MA) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), visando compreender o perfil dos turistas que visitam a cidade durante o Carnaval e conhecer suas impressões sobre as riquezas culturais e naturais da região.