Carnaval 2023 bate recorde e aquece Turismo do país

O Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil e atrai turistas de todo o mundo. Em 2023, a festividade em Belo Horizonte bateu recorde de público e movimentou o turismo do país.

Segundo dados da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), cerca de 226 mil turistas visitaram a cidade durante os dias 4 e 26 de fevereiro – período oficial da folia de Carnaval. Além disso, o período de Carnaval gerou um impacto financeiro de R$ 720 milhões na economia local, aumentando também exponencialmente a busca por passagens para Belo Horizonte.

Esse aumento no turismo durante o Carnaval é uma tendência que se repete em todo o país, inclusive os dias de folia são uns dos principais responsáveis pelo aquecimento do setor turístico brasileiro, movimentando hotéis, restaurantes, agências de viagens e outros negócios relacionados. De acordo com o Ministério do Turismo, em 2022, o Carnaval gerou uma receita de R$ 8 bilhões em todo o país, com a visita de 17 milhões de turistas.

Além de Belo Horizonte, outras cidades brasileiras também registraram um aumento no turismo durante o Carnaval. Salvador, por exemplo, é conhecida por suas folias de rua, que atraem milhões de turistas todos os anos. Em 2022, a cidade recebeu cerca de 1,6 milhão de visitantes durante os dias de folia. Já o Rio de Janeiro, famoso por seus desfiles de escolas de samba, recebeu cerca de 1,3 milhão de turistas durante o Carnaval do mesmo ano.

O turismo movido pelo Carnaval também tem um impacto positivo em outras áreas da economia. Durante o evento, muitas cidades contratam trabalhadores temporários, como seguranças, garçons, recepcionistas e vendedores ambulantes, gerando emprego e renda para a população local. Além disso, também é uma oportunidade para a divulgação da cultura brasileira e do turismo nacional para o mundo.

No entanto, é importante ressaltar que, mesmo com o sucesso do Carnaval, é necessário que as autoridades e empresas do setor turístico estejam atentas à segurança e à saúde dos turistas e da população local. A pandemia de Covid-19 ainda é uma realidade, além das demais doenças e infecções que podem ser agravadas devido a grande movimentação e falta de instrução aos visitantes.

O Carnaval é uma festa que além de movimentar o turismo brasileiro, contribui para a economia local, o aumento de empregos e para a divulgação da cultura do país para o mundo. Com a retomada do país em direção à normalidade pós-pandemia, é importante que as medidas de segurança e saúde sejam respeitadas para que a festa possa continuar sendo um sucesso nos próximos anos.