Carlos Brandão é eleito Governador do Maranhão

Carlos Brandão (PSB) foi reeleito neste domingo (2), o novo governador do estado do Maranhão. Brandão foi eleito com 51,29% votos ( 1.769.187 votos)

Brandão assumiu o lugar de Flávio Dino, que deixou o cargo de governador, para concorrer a uma vaga no senado.

CONHEÇA O GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO

Carlos Orleans Brandão Junior (Colinas, 2 de junho de 1958) é um empresário e político brasileiro. filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Foi vice-governador reeleito do estado do Maranhão. Anteriormente, atuou como deputado federal por dois mandatos consecutivos. É formado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão.

Iniciou sua vida pública nos anos 1990, ocupando o cargo de secretário adjunto de Estado de Meio Ambiente. Ainda em meados dos anos noventa, passou pelas funções de chefia do gabinete do vice-governador, foi secretário de Estado de Articulação Política e também secretário-chefe do gabinete do governador. Sua primeira filiação política foi ao PFL.

Em 2006, filiou-se ao PSDB e disputou sua primeira eleição, concorrendo ao cargo de deputado federal. Nessa ocasião, foi eleito com quase 135 mil votos. Foi reeleito em 2010, cumprindo mais um mandato federal. Assumiu a presidência estadual do PSDB em 2011. Permaneceu no cargo até o rompimento com o partido, em 2017, filiando-se ao Republicanos (até então, PRB). Em março de 2021, retornou ao PSDB.[2] Em janeiro de 2022, Brandão anunciou sua filiação ao PSB como pré-candidato ao governo do Maranhão.