Caravana Mais Turismo leva qualificação a povoado de Atins

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou ações da Caravana Mais Turismo, no período de 26 a 29 de abril, no povoado de Atins, pertencente ao município de Barreirinhas. Na ocasião, 57 profissionais foram qualificados e 172 crianças sensibilizadas nessa visita ao Polo turístico dos Lençóis Maranhenses.

Com cursos do Programa Mais Qualificação e Turismo e palestras do Mais Infância Mais Turismo, a ação da Setur acumula resultados expressivos. Já foram capacitadas mais de 2 mil pessoas e sensibilizados 3,6 mil estudantes. As capacitações tiveram 8 horas de carga horária e entrega de certificado, os cursos tiveram abordagens voltadas à demanda do Polo Lençóis. 

De acordo com o secretário estadual de Turismo, Paulo Matos, a caravana pretende preparar esse segmento para receber melhor os visitantes. “O Maranhão está voltando a receber muitos turistas e queremos que os visitantes sejam bem recebidos e, claro, quando se encantarem com nossas belezas nos ajudem a promover nosso estado”, comentou o secretário.

Durante a Caravana, foram capacitadas 57 pessoas com palestras e cursos oferecendo desenvolvimento profissional, nos temas: ‘Qualidade no atendimento’, ‘Técnicas de recepção e reservas’ e ‘Condução de visitantes em Ambientes Naturais’, com carga horária de 8 horas.

Ana Lívia Carvalho e Silva participou dos cursos ‘Qualidade no atendimento’ e ‘Técnicas de recepção e reservas’ e destacou a importância de oportunidades para população. “Fiquei muito feliz em participar de dois cursos, é muito importante esse tipo de iniciativa que a Setur vem fazendo. Mais importante ainda porque Atins é um povoado paradisíaco e estamos, a cada dia, recebendo mais turistas”, frisou.

Mais Infância, Mais Turismo

Além dos cursos e oficinas, outra ação que merece destaque é o Programa Mais Infância, Mais Turismo, desenvolvido em todo o estado pela Superintendência de Qualificação Profissional. Em Atins foram realizadas palestras com os estudantes e blitz de conscientização em hotéis, pousadas, restaurantes, comércios e agências em todo o povoado com o objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. “O Programa Mais Infância, Mais Turismo é a oportunidade que a nossa equipe tem de evitar a exploração sexual e mostrar que crianças e adolescentes não estão sozinhas e que podemos ajudá-las”, pontuou o superintendente de Qualificação da Setur, Antônio Castro.