Caravana do SESI encerra itinerância em Lagoa Grande com 9 mil atendimentos
A caravana do SESI Itinerante se despediu de Lagoa Grande na última quarta-feira, 19/04. Foram três dias intensos de muito trabalho na assistência à saúde prestada à comunidade local.
Com aproximadamente 12 mil habitantes, o município está entre os atingidos pelas fortes chuvas que causaram enchentes no interior do estado, deixando milhares de famílias desabrigadas ou desalojadas. Por isso, a agenda da itinerância do SESI tem priorizado prestar ajuda humanitária às cidades afetadas, oferecendo consultas oftalmológicas, médicas, pediatria, atendimento odontológico, vacinação, testes rápidos e exames.
William Policarpo faz parte da equipe da prefeitura de Lagoa Grande que deu suporte para a vinda da Caravana da saúde. “Foi fundamental a vinda do pessoal do SESI pro nosso município, pra cuidar mais ainda do nosso povo, da nossa gente. E pra nós é uma satisfação, uma alegria receber esses profissionais tão qualificados”.
Segundo Pedro Cavalcante, médico generalista, casos de doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, insuficiência cardíaca e doenças infectocontagiosas como escabioses são comuns entre a população atendida pela ação. “Para os cuidados básicos, oriento os pacientes para adotar uma dieta acessível, rica em verduras, legumes e uma caminhadinha de trinta minutos a uma hora, de segunda a sexta. Isso vai ajudar demais a diminuir essas doenças e os fatores de risco pra doenças mais graves”, recomendou o médico.
Kevin Brian da Silva, de 10 meses, nasceu com o tórax escavado, uma condição genética que pode trazer prejuízos para a respiração e precisar de intervenção cirúrgica futuramente. O caso foi detectado pelo dr. Pedro, que encaminhou Kevin para o serviço especializado.
“A gente aproveitou pra vir aqui hoje trazer ele. Fizemos a consulta e o médico fez os devidos encaminhamentos de algumas sugestões pra gente seguir à risca”, afirmou Gilmar da Conceição da Silva, lavrador, pai de Kevin.
Mais de 7 mil pessoas passaram pelos profissionais de saúde do SESI que totalizou 9 mil atendimentos durante os três dias de ação. ” Batemos o record de atendimentos em Lagoa Grande em comparação aos municípios em que estivemos anteriormente”, contabilizou Kesia Ramos, enfermeira responsável por esta ação.
O SESI Itinerante já tem destino marcado para o município de Conceição de Lago Açu nos dias 25, 26 e 27 de abril.