Esporte

Xavi e Simeone nunca duelaram em campo em LaLiga, e agora se enfrentam pela terceira vez como treinadores: confira o retrospecto

Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentam no próximo domingo, às 11h15, pela 30ª rodada de LaLiga Santander. E será um dos mais interessantes dentre os jogos que faltam nesta temporada. Enquanto o Barcelona busca confirmar o título, o Atlético está próximo de garantir a vaga para a Liga dos Campeões. Do ponto de vista tático, dois treinadores com filosofias muito diferentes: Xavi quer sua equipe com a posse de bola e um futebol ofensivo, enquanto Simeone está disposto a abdicar da posse de bola se assim precisar.

Em 2016, enquanto jogava no Catar, Xavi criticou o estilo de futebol empregado pelos times de Atleti, de Simeone. “Não gosto de ver times que ficam fechados”, disse em entrevista ao programa ‘Universo Valdano’. “Esse não é o estilo que um grande clube deveria ter”. Simeone se defendeu e explicou: “Respeito todas as opiniões, pois todos podemos estar certos no mundo do futebol. Procuro apenas aproveitar ao máximo os jogadores que tenho à disposição. Eu só quero vencer, não agradar os outros.”

Xavi e Simeone sempre foram respeitosos quando se enfrentam, mas é claro que eles têm ideias diferentes sobre o jogo e como abordar os 90 minutos de uma partida de futebol. Embora Simeone seja muito mais experiente do que Xavi como treinador, o argentino é apenas 10 anos mais velho que o técnico do Barça. Ambos estiveram em LaLiga Santander durante os tempos em que atuaram como jogadores, durante a segunda passagem de Simeone pelo Atlético de Madrid, entre 2003 e 2005. Os times até se enfrentaram, por três vezes, mas Simeone não saiu do banco de reservas. Ou seja, nunca se cruzaram em campo.

No entanto, eles tiveram 10 duelos em que Xavi jogou pelo FC Barcelona e Simeone treinou o Atlético de Madrid. Xavi e o Barça venceram quatro desses 10 jogos, além de cinco empates e uma derrota, quando os madrilenhos avançaram para as quartas de final da Liga dos Campeões 2013/14.

No geral, o histórico de Simeone como treinador contra o FC Barcelona é de cinco vitórias, 11 empates e 17 derrotas em 33 encontros. E o argentino perdeu os dois confrontos diretos com o técnico Xavi até agora, com o catalão liderando uma emocionante vitória por 4 a 2 quando o FC Barcelona recebeu o Atlético de Madrid, no final da temporada passada, e com Dembélé marcando o único gol do encontro no Estádio Cívitas Metropolitano, no início da temporada 2022/23. Neste domingo, Simeone buscará a vingança e o que seria a sétima vitória consecutiva de seu time na LaLiga.

Sobre LaLiga:
Fundada em 1984, a LaLiga é uma organização esportiva global, inovadora e socialmente responsável, líder no setor de lazer e entretenimento. A associação é composta por 20 clubes da LaLiga Santander e 22 da LaLiga SmartBank, compreendendo a primeira e segunda divisão do futebol profissional da Espanha, competições com o maior número de seguidores no mundo nas redes sociais – já são mais de 158 milhões de fãs conectados através de 17 plataformas, em 20 diferentes línguas. Com sede em Madrid, a LaLiga está presente em 41 países por meio de 11 escritórios e 45 delegados. No campo social, a organização atua por meio de sua Fundação e foi a primeira liga de futebol profissional do mundo a estabelecer uma liga para jogadores com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.