Campanha Fevereiro Roxo Laranja traz alerta e conscientização sobre do lúpus e outras doenças

Neste mês de fevereiro, a campanha Fevereiro Roxo Laranja traz, em todo o país, um alerta e conscientização acerca dos sintomas e tratamento de quatro doenças que prejudicam a qualidade de vida de milhões de brasileiros. A cor roxa da campanha é voltada para a disseminação de informações sobre o lúpus, alzheimer e fibromialgia. Já a cor laranja alerta sobre a leucemia. Conheça mais sobre as doenças:

Lúpus

O lúpus é uma doença autoimune em que as células do sistema imunológico saem de controle e passam a atacar as estruturas saudáveis do próprio organismo da pessoa. Capaz de afetar todo o corpo, o tratamento é fundamental, uma vez que, assim que sai de controle, a doença pode levar o paciente à morte.

Mais comum em mulheres do que homens, mas capaz de afetar ambos os sexos, o lúpus sistêmico é o mais recorrente, sendo resultado de uma série de processos internos no organismo do indivíduo, que não podem ser passados para outras pessoas, de modo que a doença não é contagiosa.

Trata-se de uma doença crônica, que não tem cura. Logo, seu tratamento é feito de forma a controlar sua evolução e seus sintomas.

Alzheimer

Caracterizado como um distúrbio cerebral irreversível e progressivo, a Doença de Alzheimer é responsável por 50 a 70% dos casos de demência, afetando a memória e o pensamento, e podendo comprometer a capacidade do indivíduo de realizar tarefas simples.

O diagnóstico é realizado através de uma consulta médica. A doença não tem cura e nem tratamento que modifique a história natural da doença. Em alguns casos, no entanto, é possível evitar o avanço da doença utilizando as terapias já existentes.

Na Câmara de São Luís, o vereador Marcos Castro (PMN) propôs, por meio do Projeto de

Lei 315/21, a criação da Semana de Conscientização e Prevenção da Doença de Alzheimer, a ser realizada de 16 a 22 de setembro, com palestras e outras atividades de conscientização acerca da doença.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome que causa múltiplos pontos de dor por todo o corpo. Associado ao quadro de dor, apresenta manifestações de cansaço, depressão e ansiedade e alterações intestinais. A boa notícia é que a doença tem tratamento e todos esses sintomas podem ser controlados e a qualidade de vida restabelecida.

O vereador Aldir Júnior (PL) propôs, por meio do Projeto de Lei 022/21, que os portadores de fibromialgia tenham atendimento prioritário e que o símbolo mundial da fibromialgia seja incluído nas placas ou avisos de atendimento prioritário de São Luís, de modo a garantir mais qualidade de vida para os portadores da doença.

Leucemia

A leucemia é um câncer que tem início nas células-tronco da medula óssea. Na leucemia, as células sanguíneas doentes (câncer) se formam e atrapalham a produção das células sanguíneas saudáveis da medula óssea, diminuindo seu número normal.

Se diagnosticada precocemente, as chances de cura são de 90% para as crianças e de 50% em adultos de até 60 anos Por isso, conheça seu corpo e, ao detectar qualquer sintoma de uma dessas doenças, procure um médico e cuide de sua saúde.