Campanha da SES arrecada cerca de 700 frascos para Bancos de Leite Humano durante o Agosto Dourado

Encerrando as ações referentes ao Agosto Dourado, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou nesta segunda-feira (31) cerca de 700 frascos arrecadados durante a Campanha “Doe Amor em Forma de Potes”. Organizada pela Coordenação do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (DASCA), a ação de arrecadação visou a doação de potes para os Bancos de Leite Humano do Maranhão, beneficiando a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), Hospital Universitário Unidade Materno Infantil, em São Luís, e o Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz. 

De acordo com o superintendente de Atenção Primária da SES, Márcio Menezes, a Campanha Agosto Dourado foi um sucesso em todos os 217 municípios do Maranhão e se encerra com a entrega dos frascos arrecadados. “A doação desses frascos tem que ser uma campanha permanente, não só durante o Agosto Dourado. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde pretende dar continuidade a esta ação durante todo o ano”, afirma Márcio Menezes. 

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, foi beneficiada com mais de 200 potes que serão utilizados no Banco de Leite Humano da Unidade. A supervisora, Irenildes Rodrigues Costa, explica que o Banco de Leite da Maternidade sempre precisa de frascos.  
“Principalmente neste período em que as doações de leite aumentam, precisamos do maior número possível de frascos para levarmos até a doadora do domicílio, para a própria coleta dentro de Banco de Leite e para o nosso processo de pasteurização. Quando lembramos que todos esses frascos doados iriam para o lixo, destacamos ainda mais a importância do tema da Campanha do Agosto Dourado deste ano, que é ‘Apoie a amamentação para um planeta mais saudável’”, destaca a supervisora Irenildes Costa.

Mães que estão com bebês internados na unidade afirmam que as doações serão muito bem-vindas. A Dária dos Santos está acompanhando o filho Pedro Wellington, que nasceu há 4 dias com apenas 31 semanas, e fala da importância das doações. “Essa iniciativa é muito boa, sem os vidros nem adianta tirar o leite, pois ele acaba estragando por falta de local para armazenar. Com esses frascos, poderei guardar o leite para alimentar meu filho enquanto ele estiver internado aqui”, comemora a dona de casa. 

Coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (DASCA), Nelma Silva, ressalta a importância do incentivo à amamentação lembrado durante todo o mês de agosto. “O leite materno salva vidas, ele é muito importante. Amamentando, a mãe evita que o filho adoeça e constrói um vínculo afetivo muito maior com essa criança”, avalia a coordenadora.

Quem tiver interesse ainda pode realizar a doação dos frascos de vidro com tampa de plástico nos pontos de coleta, instalados nas maternidades e Unidades Básicas de Saúde de São Luís e São José de Ribamar. A campanha contou com a colaboração de empresas privadas como: CONSAD, administração de condomínios; Casas Brasil, cama mesa e banho; e Doce Cuidado, consultoria em amamentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.