.

Câmara promove Audiência Pública sobre combate ao Câncer de Mama e Colo de Útero

A Câmara Municipal promoverá uma audiência pública com o objetivo de discutir a prevenção e o combate ao Câncer de Mama e Colo de Útero. O pleito foi convocado pelo vereador Marlon Botão (PSB), e será realizada no Plenário Simão Estácio da Silveira em São Luís.

A audiência intitulada “Juntos pela prevenção e combate ao câncer de mama e colo de útero”, foi aprovada nessa quarta-feira, dia 29, por meio do requerimento nº1581/21. O evento será realizado no formato híbrido, a data ainda será definida e divulgada posteriormente.

Para o evento foram convidados o Diretor do Hospital Aldenora Belo, José Generoso da Silva, Diretor do Hospital Geral, José Wilson Carvalho, Secretária de Estado da Mulher, Nayra Monteiro, Secretário Municipal de Saúde (SEMUS), Joel Nunes, Presidente do Instituto Antônio Bruno, Antônio Bruno, Secretário Estadual de Saúde (SES), e a Diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena.

Diagnóstico precoce

Outubro já é conhecido mundialmente como o mês marcado por ações relacionadas a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do colo do útero. O objetivo da campanha é conscientizar as mulheres sobre as doenças e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.