Câmara Municipal recorda do combate contra o tabagismo

No dia 29 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Instituída no ano de 1986 pela Lei Federal 7.488, a data tem como objetivo ampliar as ações de conscientização sobre os danos sociais, de saúde, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como uma doença crônica causada pela dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé.

Ainda segundo a OMS, o tabaco é responsável por mais de 8 milhões de mortes anualmente, seja por meio do consumo direto ou o resultado do fumo passivo, inalação da fumaça de derivados do tabaco por indivíduos não fumantes, que convivem com fumantes.

De acordo com o vereador Marlon Botão (PSB), é importante deixar cada vez mais claro para os jovens os riscos do consumo do cigarro, riscos esses que afetam também a todos os que estão à sua volta, aos seus familiares e amigos.

“Apesar de felizmente sermos a capital do país com o menor índice de fumantes, de acordo com levantamento recente do Ministério da Saúde, é necessário estarmos sempre vigilantes, com ações de conscientização e combate ao tabagismo” disse.

Tratamento – O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para

quem deseja parar de fumar. O tratamento completo disponível no SUS envolve métodos que vão desde o aconselhamento até o uso de medicamentos.