Cadastur no Maranhão teve 641 cadastros em 2020

Mesmo em um ano atípico, o balanço de ações da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) demostra avanços para o setor turístico. Um dos dados relevantes foram os 641 novos cadastros e renovações em 2020 no Cadastur.

Gerenciada no Maranhão pela Setur, a plataforma nacional do Cadastur é o sistema gratuito de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam com o turismo, formalizando e legalizando estes prestadores de serviços junto ao Ministério de Turismo.

Ter a empresa cadastrada e em situação regular no Cadastur possui algumas vantagens como a participação em programas de qualificação e acesso a financiamento específicos para o turismo por meio de bancos oficiais. Além de ganhar visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal dando credibilidade e demonstrado que a empresa/profissional está operando de acordo com as leis brasileiras.

O Cadastro é obrigatório aos prestadores de serviços turísticos das seguintes atividades: Meios de hospedagem; agências de viagem; parque temático; acampamento turístico; organizadoras de eventos; guia de turismo e transportadora turística.

O secretário de Turismo, Catulé Júnior, explica que a Setur continuou trabalhando durante a pandemia. “Mesmo durante o lockdown seguimos prestando atendimentos remotos e realizando cadastros de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, formalizando e legalizando prestadores de serviços”, explicou o secretário Catulé Junior.

As vantagens da formalização eram repassadas aos prestadores de serviço, via telefone e e-mail, informando, dentre outras coisas, sobre os editais de auxílio financeiro que o Governo do Maranhão lançou ao trade turístico que tinha como critério a formalização na plataforma.

No início da pandemia, a Setur lançou editais para guias de turismo, restaurantes e hotéis por meio dos Programa “Tour Ilha do Tesouro”, “Desvenda Maranhão” e “City Tour de Encantos”, que tinham como critério obrigatório a inscrição regular e atualizada no Cadastur.

De acordo com a técnica do Cadastur no Maranhão, Thaís Silva, os números foram significativos. “Apesar de não conseguirmos, como todo ano, fazer o trabalho presencial do Cadastur, indo aos municípios fazer a sensibilização direta, ainda assim, conseguimos um número bem significativo no registro de estabelecimentos cadastrados”, afirma a técnica da Setur.

Regionalização
A assessora técnica da regionalização, Karlla Santos, ressalta que o Cadastur é um critério fundamental para o novo remapeamento. “Os municípios que tiverem interesse em integrar o Mapa do Turismo, devem ter um órgão de turismo em atividade, conselho municipal de turismo funcionando e orçamento próprio destinado ao turismo, além de possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastur”, esclarece.

De acordo com o novo planejamento da Setur para 2021, os setores da Regionalização e Cadastur estarão ainda mais unidos, caminhando para o novo remapeamento e buscando alavancar a retomada do turismo no estado.