CA Osasuna x Real Madrid: O confronto com a torcida mais barulhenta da história da LaLiga Santander

A 22ª rodada da temporada 2022/23 da LaLiga Santander traz consigo um dos jogos mais apaixonantes do futebol espanhol: CA Osasuna x Real Madrid. Foi neste encontro que se estabeleceu o recorde do estádio mais barulhento da Espanha, na última rodada da temporada 2008/09.

Naquele 31 de maio de 2009, o CA Osasuna enfrentou o Real Madrid no El Sadar, precisando de uma vitória e resultados em outros lugares para garantir uma improvável permanência na LaLiga Santander. Entraram na 38ª e última rodada dentro da zona de rebaixamento na 18ª posição, mas com pouca distância de Real Sporting, Real Betis, Getafe CF e Real Valladolid.

Uma vitória dramática por 2 a 1 sobre o Real Madrid naquele dia, combinada com o empate do Getafe CF e o empate do Real Betis e do Real Valladolid entre si, significou que o CA Osasuna ultrapassou os três para terminar a temporada em 15º lugar, derrubando o Real Betis.

Após gols de Gonzalo Higuaín e Jaroslav Plašil na primeira etapa e com os resultados não estando a favor do CA Osasuna, a equipe de Pamplona parecia estar a caminho da LaLiga SmartBank. Mas, quando o final do jogo se aproximava, Juanfran Torres – que jogaria no Atlético de Madrid por muitos anos – deu um chute francamente escandaloso de fora da área para Iker Casillas. Após a partida, ele disse aos repórteres: “Não há estádio melhor do que este para comemorar um gol como esse”

Ele estava certo. A multidão de 19.239 pessoas foi à loucura, gritando tão alto em sua euforia que o rugido foi medido em 115,17 decibéis, um nível de ruído semelhante ao som feito por um motor a jato. Esse continua sendo o som mais alto já registrado em um estádio da LaLiga até hoje. O recorde anterior de 112 decibéis, registrado durante um ElClasico entre o FC Barcelona e o Real Madrid em 2000, foi estabelecido no dia em que Luis Figo voltou ao Camp Nou pela primeira vez após sua polêmica transferência ao Real Madrid de recorde mundial no início daquele verão.

O melhor estádio do mundo em 2021

Embora o público registrado no El Sadar naquele dia de 2009 tenha sido inferior a 20.000, a importância da situação, o brilho do gol e a arquitetura do estádio ajudaram a produzir esse rugido recorde. Ainda hoje, o estádio continua a fazer muito barulho e o clube recentemente realizou uma grande reforma combinada com uma ampliação.

Por meio de um processo de referendo aberto e inclusivo, os torcedores e membros do CA Osasuna puderam votar nos planos de reconstrução de El Sadar e optaram pela opção “Parede Vermelha”, que aumentou a capacidade, melhorou as vistas do campo e melhorou ainda mais a acústica.

Após esse processo de redesenvolvimento, El Sadar foi nomeado o “Estádio Mundial do Ano 2021” pelo Stadium Database, uma publicação líder que cobre estádios e infraestrutura esportiva em nível internacional. Aquele site elogiou a criação daquela que é uma arena moderna e marcante para mais de 23.500 torcedores, cuja assinatura é o onipresente vermelho. Portanto, o futuro em El Sadar é brilhante e barulhento. E quem sabe? Los Rojillos podem até quebrar outro recorde de decibéis, talvez se derrotarem o Real Madrid na noite deste sábado.