.

Brinquedos para Pets:  veja como eles podem ajudar no desenvolvimento do seu bichinho

Ainda que seu pet não seja mais um filhotinho, as brincadeiras e passatempos precisam fazer parte da rotina dele. Por isso, é comum que os brinquedos sejam objetos frequentes nos ambientes em que o seu amigo vive. Além da bolinha simples que você pode jogar para o cãozinho buscar, existe uma série de brinquedos interativos para cachorro no mercado para divertir e distrair o animal enquanto estimulam as habilidades cognitivas dele.

Esses brinquedos contam diversas funções, como o desenvolvimento de habilidades naturais do pet; estimula o desenvolvimento adequado para os ossos e articulações dos filhotes; melhora a atenção; promove a sociabilidade com pessoas e outros pets, e diminui a ansiedade e o estresse.

Para o cães:

No caso dos cãezinhos, há uma necessidade por objetos para roer, que auxiliam na troca e fortalecimento dos dentes que crescem com muita rapidez. Além disso, um comportamento marcante dos filhotes é explorar cada ambiente, seja correndo, cheirando ou mordendo. “Uma ótima opção de brinquedo que estimula todas essas áreas do seu doguinho é o TREA, uma espécie de tabuleiro para cães com três níveis de dificuldade. Esse brinquedo auxilia no desenvolvimento de várias habilidades instintivas,  como o ato de farejar, pegar os objetos com a boca e ainda diminuir o estresse do pet. Além dos cães, os gatos também podem  se aventurar na brincadeira”, conta Rayule Cristina, médica veterinária do PetMania.

No geral, os brinquedos para cães cumprem o papel de fazer com que eles se divirtam, fiquem entretidos e se desenvolvam física e mentalmente. “Os esconderijos para comidas, por exemplo, estimulam o instinto predador de cada animal”, explica.

Se seu pet come rápido demais ao ponto de passar mais depois, existem brinquedos que podem ajudar. “O Carousel é um brinquedo que serve tanto para cães quanto para gatos. Nele, os filhotes precisam rodar o brinquedo para que as rações possam sair. Assim, aos poucos ele vai comendo as rações”, garante.

Os gatos também brincam!

Para os felinos que adoram uma interação os brinquedos como bolinhas que acendem, em forma de ratinhos, penas, casinha, tocas, escada, arranhadores e outros modelos que até têm espaços para colocar petiscos como recompensa, incentivam bastante o seu gato a praticar exercícios, além de distrair e brincar bastante durante o dia.  “O Discover, é um brinquedo que auxilia bastante no desenvolvimento cognitivo dos felinos. Ele é dividido em dois níveis onde o gatinho precisa encontrar os petiscos e retirá-los dos espaços”, ensina a veterinária.

Brinque com seu pet!

Apesar dos brinquedos terem um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo de cães e gatos, nada supre o fato de cada tutor interagir com seu bichinho. Por isso, você deve estar atento também ao fato de que a brincadeira é uma das necessidades básicas dos cães. “Brincar com seu pet os ajuda no desenvolvimento intelectual e os estimula a compreender melhor seu ambiente, conhecer o funcionamento das coisas, aprender regras básicas de comportamento, aprender a controlar sua força e a desenvolver habilidades e destrezas, como por exemplo, reagir adequadamente aos estímulos”, lembra a especialista.

Vale lembrar ainda que, interagir com eles ajuda na socialização dos cães, tanto se brincarem com outros cães ou com os seres humanos, e eles desenvolvem diferentes habilidades com diferentes companheiros de brincadeiras. Está esperando o quê para brincar com seu pet?