Boa oratória pode ser diferencial no mercado de trabalho
Diante de um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, a preparação do candidato é essencial na hora de concorrer a uma vaga de emprego. Junto aos diversos requisitos para se sair bem em uma entrevista, ter uma boa comunicação é um diferencial que garante destaque no ambiente profissional. Sendo assim, desenvolver a oratória é uma das estratégias mais eficientes para chamar a atenção de maneira positiva.
“Ter uma boa oratória é falar em público de forma clara e objetiva, utilizando técnicas que tornam a comunicação bem sucedida. Toda pessoa com boa oratória consegue atrair a atenção do público e passar sua mensagem com clareza”, explica a fonoaudióloga do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, Karla Brito. Além disso, ter autoconfiança, olhar nos olhos de quem você fala, cuidar da postura corporal, treinar antes de falar, fazer roteiros, ler em voz alta, aquecer a voz, articular bem as palavras, evitar gírias e vícios de linguagem são características indispensáveis de quem domina a boa comunicação.
A fonoaudióloga destaca, ainda, que existem algumas dicas simples para começar a praticar a boa oratória em casa: “Você pode gravar áudios e ouvi-los, se analisar em vídeos gravados e pedir a opinião das pessoas sobre a sua comunicação. Exercícios de trava-língua e respiração também ajudam muito nesse processo. É possível até mesmo aprender a controlar sentimentos e emoções pela fala”, afirma. Adicionar palavras novas ao seu vocabulário também ampliará o seu repertório diante de uma conversa de trabalho.
Ter uma boa oratória também amplia o seu autoconhecimento e estimula a autoconfiança para se sair bem em qualquer diálogo, além de ser essencial para superar o medo comum de falar em público. Por isso, aproveite as dicas e invista sempre na fala com qualidade, garantindo desenvolvimento pessoal e profissional. Boa sorte!