O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

BNB entrega prêmio rural no Maranhão, nesta quinta-feira (24)

O Banco do Nordeste entrega nesta quinta-feira (24), às 10h, o Prêmio Banco do Nordeste AgroNordeste 2021 a projetos exitosos do agronegócio e da agricultura familiar. O evento ocorre, simultaneamente, em todos os estados atendidos pelo Banco. A abertura será feita pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e pelo presidente do BNB, José Gomes da Costa. O evento será realizado presencialmente na sede administrativa do Banco em Fortaleza (CE), limitado a um público restrito, em respeito às recomendações sanitárias, e de modo híbrido na superintendência estadual em São Luís.

Por meio do Plano AgroNordeste, o Banco do Nordeste objetiva promover o desenvolvimento sistêmico e a melhoria da competitividade de cadeias agropecuárias, mediante sua ação financiadora, e a implementação de ações para a melhoria da qualidade de vida e o crescimento sustentável da região. A área atendida pelo AgroNordeste foi dividida em 16 territórios que receberam, ao todo, mais de R? 9,7 bilhões desde o lançamento do Programa.

Durante a cerimônia, serão reconhecidas as iniciativas de sucesso dentre os clientes financiados pelo Banco, por meio das linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), no âmbito do Plano AgroNordeste. Os critérios de escolha envolveram performance em organização de cadeias, ampliação e diversificação dos canais de comercialização, busca por pertinência social, ambiental e econômica, com ênfase em eficiência e o benefício social dos envolvidos.

AgroNordeste
O AgroNordeste é um plano de ação elaborado pelo Governo Federal para impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da região Nordeste. Foi lançado em outubro de 2019 e conta com 301 municípios dos nove estados nordestinos, além de Minas Gerais e Espírito Santo, divididos em 16 territórios.

O AgroNordeste fortalece as cadeias produtivas eleitas como prioritárias pelo Ministério da Agropecuária, Pecuária e Abastecimento (MAPA) trabalhando todos os elos da cadeia produtiva, antes, durante e após a produção.