BNB anuncia financiamento de kits de conectividade rural para agricultores familiares

Para potencializar a inclusão digital dos agricultores familiares, o Banco do Nordeste lançou, nesta segunda-feira, 10, uma estratégia de financiamento de kits de conectividade rural: o AgroamigoNet. Com a iniciativa, a instituição financeira pretende inserir agricultores familiares nos meios digitais, possibilitando sua capacitação via ensino a distância (EAD) e utilização de novos canais de comercialização por meio de plataformas digitais (marketplace), além de facilitar o acesso ao crédito, aos produtos e serviços financeiros por meio das ferramentas digitais disponibilizadas pelo BNB, aumentando a competitividade de atividades no meio rural.

A ação do Banco do Nordeste leva em conta dados do último Censo Agropecuário, segundo o qual 72% dos estabelecimentos rurais não dispõem de qualquer tipo de conexão. Desse total, 50% estão localizados na Região Nordeste, sendo que 91% têm área de até 100 hectares. Com isso, são beneficiários da estratégia os agricultores familiares que possuam Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a DAP ativa, e tenham realizado operações de valores até R$ 20 mil, atendidos pelo Agroamigo.

O AgroamigoNet possibilita a contratação de financiamento, por agricultores familiares, para implantação de projetos com a finalidade da conectividade rural, que contempla equipamentos utilizados para acesso à estrutura e conexão à internet, utilizando linhas de crédito já existentes, a exemplo do Pronaf Mais Alimentos, Pronaf Jovem e Pronaf Mulher.

Os itens financiáveis estão organizados em dois conjuntos: o Kit Conectividade Rural 1 inclui roteador, antena, cabos e equipamento de informática (tablet ou computador); e o Kit Conectividade Rural 2, modem, cabos e equipamentos de informática (tablet ou computador).

“O AgroamigoNet vai ajudar os produtores rurais a superarem algumas dificuldades de acesso à internet, dando-lhes oportunidade de ampliar contatos com cadeias produtivas, de participarem de cursos on-line e de terem mais facilidades nas solicitações de crédito e no gerenciamento de seus recursos financeiros”, destacou a superintendente de Microfinança e Agricultura Familiar do Banco do Nordeste, Lúcia Barbosa.

O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Carneiro Rolim, ressaltou que qualquer atividade econômica, independente de porte ou segmento, necessita ter acesso às novas tecnologias de comunicação. “Estamos evoluindo e aprimorando a nossa forma de promover o desenvolvimento da Região. Por meio do AgroamigoNet, nossos clientes vão ganhar em produtividade e competitividade”, disse Romildo.

WhatsApp Agroamigo

Na ocasião, também foi lançada a ferramenta WhatsApp Agroamigo, solução que padroniza e qualifica o atendimento remoto aos produtores rurais. Por meio do número (85) 9965-0300, serão possíveis contatos dos agentes do Banco do Nordeste diretamente com os agricultores familiares, além de permitir a prestação de informações específicas de interesse dos produtores, de forma automatizada por meio de chatbot. A tecnologia também otimiza a produtividade dos negócios e a monitoração de indicadores de qualidade de atendimento, satisfação e tempo de resposta.