O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Bloco do Imprensa 2025: A alegria é real na 15ª edição do bloco mais amado de Imperatriz

O Bloco do Imprensa está pronto para tomar as ruas de Imperatriz neste sábado, 22 de fevereiro. A saída oficial do maior evento de pré-carnaval da Região Tocantina acontece na Praça da Cultura, a partir das 15h. Em sua 15ª edição, o bloco traz o tema “A inteligência é artificial, mas a alegria é real”.

Em meio à folia, o bloco provoca uma discussão necessária sobre o impacto da inteligência artificial no acesso à informação e na vida cotidiana. “Nosso tema deste ano chama atenção para os riscos da Inteligência Artificial. Podem ocorrer manipulação de dados, uso indevido de informações e até desinformação em larga escala. É preciso refletir como essas tecnologias podem afetar diretamente nossas liberdades e o acesso confiável às informações”, explica Janaína Amorim, jornalista e uma das organizadoras do bloco.

A criançada também terá seu espaço com o Imprensinha, a matinê do bloco dedicada aos pequenos foliões. Com muita música, brincadeiras e um ambiente animado, o evento proporciona um espaço seguro e lúdico para que as crianças vivenciem a alegria do carnaval. Antes da saída da jardineira, os pequenos poderão se divertir e entrar no clima da folia junto com suas famílias, garantindo que a festa seja inclusiva para todas as idades.

Da Praça da Cultura, a jardineira do bloco parte levando a energia dos participantes para um dos eventos mais aguardados do carnaval da cidade. O percurso do bloco pelo Centro Velho de Imperatriz é mais do que uma escolha logística: é um resgate da memória da cidade. Ao passar por ruas históricas, o Bloco do Imprensa reforça a identidade cultural da região e valoriza espaços que fazem parte da história de Imperatriz, transformando a cidade em um grande palco de celebração e resistência cultural.

A festa já começou com o lançamento do bloco no dia 15 de fevereiro, também na Praça da Cultura. A grande participação do público mostra o quanto a iniciativa é esperada e valorizada pelos foliões. O evento, que conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura, foi um momento de celebração e aquecimento dos tamborins para o grande dia, que é a saída oficial.

Uma história de inclusão e tradição
O Bloco do Imprensa de Imperatriz é um evento tradicional que reúne profissionais da imprensa e comunidade local para celebrar o Carnaval com alegria, cor e cultura. Desde 2010, o bloco se destaca por resgatar as tradições do Carnaval e se destaca por resgatar as marchinhas tradicionais, valorizar artistas locais e promover uma festa acessível e democrática. “O Bloco do Imprensa é um marco para a cultura de Imperatriz, pois conecta nossa tradição carnavalesca a reflexões atuais, celebra nossas raízes e reúne pessoas de todas as idades em uma festa única”, ressalta Kelly Queiroz, comunicadora e uma das organizadoras

O evento é gratuito e reconhecido pelo compromisso com a inclusão, oferecendo intérpretes de Libras e programação infantil com atividades específicas para crianças.Além de proporcionar diversão, o Bloco estimula a economia local, gerando empregos temporários e fortalecendo a cadeia produtiva ao priorizar a contratação de artistas, fornecedores e prestadores de serviços da região.

Janaína acrescenta a importância de uma ocupação democrática do espaço público, evidenciando o conceito de direito à cidade, que implica na participação de toda a população na construção e no uso dos espaços urbanos. “Ocupar as ruas com liberdade e segurança é essencial, pois o direito à cidade pertence a todas e todos. A cidade não deve ser vista apenas como um espaço de passagem, mas como um bem coletivo que deve ser acessível a todos os cidadãos. Nosso bloco reforça essa ideia, a rua como um espaço de materialização da cultura, lazer e conexões entre as comunidades”, finalizou.

Saída Oficial

Data: 22 de fevereiro

Horário: 15h

Local de Concentração: Praça da Cultura (Centro de Imperatriz)

Percurso: As principais ruas do bairro histórico conhecido como Centro Velho, o primeiro de Imperatriz, em uma jardineira personalizada.