Bloco da Saúde chega ao Circuito Litorânea neste domingo (12)
Com orientação sobre o uso do preservativo e outras medidas preventivas contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), leva o Bloco da Saúde ao Circuito Litorânea, neste domingo (12), a partir das 13h, em São Luís.
“Este tipo de ação é fundamental para lembrar as pessoas de se manterem vigilantes contra as doenças sexualmente transmissíveis. Diversificamos as ações de prevenção para atingirmos todos os públicos, inclusive no Carnaval”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
No maior Carnaval do Maranhão, a ação da Saúde conta com orientação para os cidadãos sobre prevenção combinada e distribuição de preservativos masculinos e femininos, e reforça o tema do bloco: “Bota a camisinha bota meu amor”. Entre as atrações confirmadas, Gargamel e Thaís Moreno puxando o trio da prevenção.
De acordo com a chefe do Departamento de Atenção às ISTs/Aids e Hepatites Virais da SES, Jocélia Frazão de Matos, a iniciativa reforça a importância da prevenção durante todo ano, inclusive no período do carnavalesco.
“É fundamental usar preservativos em todas as relações sexuais, além das medidas de proteção. A nossa intenção, com apoio dos municípios, é reforçar junto à população a importância dos cuidados para um sexo responsável e seguro”, destacou.
Segundo dados do Ministério da Saúde, no Maranhão, de 1985 a junho 2022, foram registrados 23.311 casos de Aids, sendo 14.452 casos no sexo masculino (62%) e 8.859 casos no feminino (38%). Em 2020 houve uma queda na taxa de incidência em relação a 2019.
Através do SUS, é possível acessar estratégias para a prevenção a infecção pelo vírus, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP).
Mais Proteção
Camisinha (feminina e masculina) – é uma forma segura e eficaz de proteção para o HIV e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis. O preservativo é distribuído gratuitamente em qualquer Unidade de Saúde;
PEP – É uma medida de prevenção de urgência, para ser utilizada em até 72 horas, após uma situação de risco de infecção pelo HIV. Ela consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir o HIV;
PREP – Para se prevenir antes que ocorra a exposição, é a pílula de prevenção do HIV. A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV consiste no uso de medicamentos anti-HIV de forma programada para evitar a infecção. A PrEP está indicada para as pessoas que estão sob risco aumentado e frequente de infecção pelo vírus;
TESTE – A infecção pelo HIV não tem cura, mas tem tratamento gratuito no SUS! Por isso, é muito importante realizar a testagem regularmente. O SUS disponibiliza testes rápidos. Em caso de resultado reagente (positivo) busque um serviço de saúde.
Fonte: Ministério da Saúde